DATA ESTELAR–S01E01

Este é o primeiro Data Estelar, uma série de posts que farei comentando meu trabalho no game Dallas & Vegas e tudo mais que estou fazendo enquanto isso. Particularmente eu faria isso num caderno só pra me organizar, mas acho que será interessante compartilhar isso com outras pessoas. Espero que isso de algum modo posso ser útil a você que está lendo.

PRINCÍPIO

Como estamos no primeiro, acho válido falar do inicio até chegar ao ponto atual. Eu comecei a trabalhar nesta versão do game de Dallas & Vegas no meio de Maio, mas a ideia da história apareceu em meados de 2014, mas ficou definida durante um madrugadão de 24h de produção de quadrinhos que fizemos no Dínamo Estúdio. O projeto ficou com 8 páginas e incompleto, mas me deu um norte interessante de caminho para seguir. Começou como algo simples, estilo retrô e com estética de jogo para o Game Boy, mas com o tempo foi ficando mais complexo (como a maioria das coisas que eu crio). Acabou se tornando um projeto ao qual eu poderia aplicar os estudos que tenho feito na faculdade, e uma demo para meu portfólio.

ATUALMENTE

Já tenho estruturada a mecânica principal do jogo e passei a desenvolver o GDD (Game Document Design) onde será detalhado todos os aspectos técnicos e artísticos do game, mas o foco no momento é a demo básica, focada na primeira fase e apenas com a personagem Vegas jogável. Ainda estou trabalhando na história, mas já estabeleci um conceito básico ao qual posso encaixar a partir do que está sendo estabelecido nesta primeira fase. Tenho estudado bastante do estilo retrô Sci-Fi, visto filmes e lido livros (no momento estou lendo Abandonados em Andrômeda, de Clark Ashton-Smith). Todas estas coisas estão me ajudando a pensar numa trama base, ao qual eu tenho feito muitas anotações e tenho pensando em terminar o quadrinho para firmar ainda mais tudo isso.

Print de tela do game Dallas & Vegas.

Mas afinal, como diabos é esse jogo? Com mecânica retrô estilo plataforma 2D aos moldes do Super Nintendo, você vai controlar um dos dois astronautas em missões intergalácticas variadas. Cada fase do game será sub-dividida em estágios interconectados, no estilo “Metroidvânia” onde você precisa pegar algum upgrade para ter acesso a outras áreas bloqueadas no mapa. A primeira versão do demo vai contar com um estágio e terá, um personagem jogável e um sub-chefe de nível. Neste momento a programação está em um nível avançado, tanto no controle do personagem, nos inimigos e outros fatores menores. Faltam o refinamento de alguns elementos gráficos, como certas áreas do cenários, animações dos inimigos e dos ataques de Vegas. Também preciso fazer a abertura com a premissa da história, tela inicial para começar o jogo e tela de “Game Over”.

Acho que já ficou bem grande pra um primeiro post, né? O objetivo é postar mais coisas conforme mais trabalhos sejam feitos. O que achou? Mande dúvidas e questionamentos para me ajudar a escrever aqui. Quero aproveitar para agradecer a você que tem apoiado este projeto, e dizer que assim que o demo estiver mais acabado eu colocarei aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s