OUTUBRO–S05E10

Gostosuras ou travessuras? Hoje é Halloween! Uma data muito divertida a qual um bando de gente chata insiste en fazer mimimi pois não é “nacional”. Neste expediente de Outubro falarei sobre isso e comentarei um pouco sobre meus trabalhos.

HALLOWEEN E OS NACIONALISTAS CHATOS

Como é chato quando chega o Halloween aquele bando de gente desocupada que fica reclamando, falando que por ser uma data celebrada nos EUA não pode ser comemorada no Brasil, e que isto vai “contra a cultura nacional”. Nosso país tem proporções continentais, e nossa própria cultura é produto de um amalgama de muitas outras, tanto que metade de nossas datas festivas e feriados são de origens religiosas ou importadas para aquecer o comércio.

Criaram um dia do Saci celebrado hoje para competir com o Halloween, mas pra que? Por que competir com a data ao invés de agregar? Este nacionalismo bairrista é limitante, pois se invés de tentarem lutar contra o quem vem elas tentassem unir forças, seria muito melhor. Veja a própria igreja católica, que ao invés de anular celebrações pagãs as incluiu dentro de suas celebrações (ok, o cunho deles era outro, mas fica o exemplo de que se pode aproveitar coisas externas para se fortalecer, fica a dica Saci).

A cultura nacional é muito interessante, e temos milhares de livros e obras que as exaltam (o próprio Sítio do Pica-Pau Amarelo do Monteiro Lobato esta ai em seriados, animações e até games para divulgá-la na cultura pop). Eu mesmo procuro acrescentar no universo de fantasia medieval da Dragão Escarlate elementos do nosso folclore como criaturas e lendas (por exemplo minhas amazonas, que tem inspiração na cultura indígena).

Para celebrar o dia eu fiz este sketch rápido de uma simpatica bruxa.

ENTRE MEGA SAGAS E DRAGÕES

Apesar de estar com muitas ideias de posts em mente eu acabei deixando o blog as traças, o que é uma pena, porém meu trabalho tem exigido bastante atenção e tenho focado minhas forças nele. Recente,ente acabei de desenhar e fazer arte-final nas páginas do primeiro capítulo da Dragão Escarlate, meu quadrinho autoral, e agora estou trabalhando em uma coleção de cards sobre algumas sagas especificas da Marvel Comics, e tem sido uma aventura buscar as referencias de tais sagas, o que elevou o grau de dificuldade desta coleção. Ao menos o trabalho esta rendendo e estou gostando do resultado, mas tentarei postar por aqui sempre que possível ok?

Novembro vem ai, e custo a acreditar que este ano tão intenso está chegando em sua reta final. Aproveitem bem este mês que começa e nos vemos novamente em breve. Os deixo no clima do Halloween com Marilyn Mason e sua versão de Sweet Dreams!

Ouvindo: Apenas podcasts diversos enquanto trabalho;

Lendo: As Crônicas de Gelo e Fogo – Tormenta de Espadas de George R.R. Martin;

Assistindo: Nada… u_u;

Deixe um comentário

