INVASÃO SCI-FI NO CINEMA EM 2013 (PARTE-2)

Segunda parte do post sobre alguns filmes de ficção-científica que serão lançados este ano (veja a primeira parte AQUI).

RIDDICK

Continuação direta de A Batalha de Riddick, o filme mostra nosso furiano favorito deixado para morrer em um planeta hostil, onde terá que sobreviver entre criaturas terríveis e mercenários gananciosos para conseguir sua vingança e tentar salvar seu planeta natal da destruição. Pelo trailer o filme parece que para encerrar a trilogia tentaram misturar o clima do primeiro filme (Eclipse Mortal) com o segundo. Gosto do clima barra pesada futurista do universo de Riddick, e se o filme manter a média de qualidade dos anteriores ficará bom.

Lançamento: 6 de setembro.

ELYSIUM

Mais um filme de Sci-Fi com conceitos engajados e políticos dos produtores de Distrito 9. Em uma Terra devastada a grande parte da população busca formas de sobrevivência, equanto uma elite desfruta de luxos e conforta em uma estação orbital chamada Elysium. O funcionário de uma fábrica de andróides e ex-condeando a morte Max da Costa (Matt Demon) sofre um acidente químico e precisa buscar uma cura que só existe em Elysium. Eu gosto deste estilo de filme mais despretencioso no sentdio de blockbuster e que tenta abordar temas atuais através de metáforas e afins, sem falar que teremos a presença de três brasileiros no elenco, incluindo Wagner Moura. Espero que me surpreenda tanto quanto o Distrito 9.

Lançamento: 20 de setembro.

GRAVIDADE (GRAVITY)

Neste filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón (Filhos da Esperança), vemos George Clooney e Sandra Bulock como dois astronaltas que ficam a deriva no espaço após um acidente numa estação espacial. De todos eu achei este o mais agoniante, pois é uam situação caostrofóbica dentro de uma roupa de sobreviv~encia em um ambienten infinito como o espaço. Alias, é preciso coragem para trabalhar uma película interia encima de uma única situação, pois as chances de ficar massante e arrastado são grandes.

Lançamento: 11 de outubro.

SNOWPIERCER

Após um experimento científico que pretendia acabar com o aquecimento global fracassar, o mundo foi devastado por uma nova era glacial. Os únicos sobreviventes viajam em um trem chamado Snowpiercer (Picador-de-Gelo) que segue sem um rumo definido. Devido a separação de classes sociais, uma revolta esta a ponto de começar. Este filme é baseado na HQ francesa Le Transperceneige, e é a primeira produção em inglês do diretor sul-coreano Bong-Joon-Ho (O Hospedeiro, Mother), e tem produção de Park Chan-wook (diretor de OldBoy). Confesso que de todos foi o que menos me interessou, mas quem sabe surpreenda.

Lançamento: 18 de outubro.

O JOGO DO EXTERMINADOR (ENDER’S GAME)

Baseado em um livro de 1977 que é considerado marco no gênero de Ficção Científica, O Jogo do Exterminador acompanha o jovem Ender Wiggin em um futuro onde a raça humana usa crianças superdotadas para enfrentar a ameça espacial de insetóides alienigenas. A primeira vista pode parecer mais uma adaptação de uma obra infanto-juvenil para crianças, mas pelo que pesquisei do livro, a trama possui uma carga psicologica e uma atmóféra de violência que o torna interessabte para jovens e adultos. Ao menos espero que façam uma nova edição do livro aqui no Brasil com uma capa decente, porque está AQUI é muito triste..

Lançamento: 1º de novembro.

Já comentei AQUI no blog que para mim, a ficção-científica é muito mais visual e por isso faz mais sucesso no cinema que nos livros, e ver tantas obras com este tema sendo lançadas este ano é de encher os olhos daqueles que a apreciam (como eu). Em tempos de efeitos especiais vistosos, é incrível como especialmente no cinema a imagem se torna extremamente verossimil e fantástica, nos fazendo vislumbrar futuros distópicos e viajar a bilhares de anos luz no conforto da poltrona. Será que finalmente a onda pop de “zumbis” encontrou um sucessor? Vamos aguardar e ver…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s