“POSERS”, “MODINHAS” E MIMIS DOS FÃS XIITAS

Nesta última quarta-feira, dia 9 de janeiro, estreou na Band The Walking Dead, a famosa série de zumbis baseada em uma HQ . Dês do anuncio da série em TV aberta, alguns fãs começaram a protestar pelas redes sociais, dizendo que “a série chegaria ao grande público e atrairia posers”. Decidi fazer este post sobre este assunto, que é polêmica também entre os quadrinhos e coisas nerds em geral.

“EU GOSTAVA QUANDO AINDA NÃO ERA MODINHA…”

O argumento dos fãs xiitas é que quando o seu alvo de adoração cai em conhecimento popular, acaba atraindo pessoas que vão usar referencias e termos sobre alvo apenas por este estar na moda, e não por gostarem e conhecerem como eles. Sinceramente eu acho uma babaquice esta mentalidade, pois toda a obra é feita para ganhar dinheiro e notoriedade, e quanto mais pessoas a conhecerem melhor. Se vão se tornar estampa de camisa de gente que nem sabe direito do que se trata ou assunto de rodinhas de bate-papo de pessoas que possui um conhecimento superficial, WHATEVER! O fã deveria ficar feliz, pois sua série, game, desenho, hq ou seja lá o que for vai estar ganhando mais dinheiro com isso (e levando em conta que muitos destes “fãs” baixam tudo da internet e não dão um centavo para ajudar os criadores).

TÁ NA BOCA DO POVO!

Com o advento da internet, conteúdos que antes eram exclusivos de um nicho acabam ganhando projeção, e chegando ao grande público. Esta é a tendência das coisas,não tem como frear ou barrar qualquer coisa, e fazer mimimi por isso é perca de tempo. Eu sou fã de quadrinhos a muito tempo, e tenho notado como super-heróis entraram na moda, aparecendo em bonés de manos, camisas baby-looks e os mais diversos acessórios. Possivelmente metade destas pessoas nunca leu um balão sobre o personagem a qual ostentam em sua vestimenta, mas usam pois de certo modo eles já se tornaram parte da cultura pop, e desta maneira acabam influenciando moda e comportamento. O nerdismo tem se tornado moda também, com pessoas se vestindo com roupas que viram em The Big Bang Theory, ou usando aqueles óculos grandes de armação que antes eram motivos de chacota.

Eu não sei se elas já leram algum quadrinho, mas ficaram muito bem com estas camisas.

Quanto mais uma obra ganhar visibilidade melhor, pois dentre as pessoas que entrarem em contato com ela, existirão as que vão curtir de forma superficial e outras que vão se tornar fãs. Por mais que a internet reduza e muito distâncias, ainda existem pessoas que precisam de um amplificador para tomar conhecimento de coisas que as atraem, mas que numa situação normal nem saberiam da existência. Uma série como The Walking Dead na TV aberta é sim uma vitória, ainda mais em tempos onde a qualidade da TV aberta fica cada dia mais duvidosa. Fico preocupado com eventuais cortes e censuras, pois isso sim compromete a qualidade da obra e pode criar uma imagem ruim da mesma para as pessoas.

Se você é um fã de algo e fica “#CHATIADO” quando as pessoas começam a usar acessórios e falar do que você ama sem conhecimento aprofundado, sinto em lhe informar que a você só resta dar gritos solitários de revolta nas rede sociais. As coisas com qualidade (e até umas que não tem, porque não?) sempre acabam cedo ou tarde caindo nas graças da grande massa, e se ela for realmente boa, se manterá assim mesmo com pessoas comentando sem entender, e se mantendo numa parte rasa de conhecimento da mesma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s