V DE VINGANÇA E O 5 DE NOVEMBRO

“Lembrai, lembrai do cinco de novembro;
A pólvora, a traição, o ardil;
Por isso não vejo como esquecer;
Uma traição de pólvora tão vil.”

Vamos aproveitar a data de publicação deste post e lembrar de uma obra clássica de Alan Moore e David Lloyd – V de Vingança (V for Vendeta). Lançado em preto e branco de 1982 a 1983 de forma incompleta, e em 1988 de forma completa e colorida, esta graphic novel acompanha o anarquista V, que luta em um mundo futurista distópico contra um governo totalitário.

NO CINEMA

Em 2006 foi feita uma adaptação para o cinema da obra, dirigida pelos irmãos Wachowski (da trilogia Matrix). Mesmo com uma boa aceitação da crítica, um lucro de bilheteria mais de US$ 132 milhões, atores como Hugo Heaving e Natalie Portman (que mostrou ficar uma graça mesmo carequinha) a película teve o repúdio de Alan Moore, que depois de se decepcionar com as adaptações de suas obras Do Inferno e Liga Extraordinária rompeu laços com a sétima arte. De fato o filme teve muita coisa alterada para não ficar tão forte, o que acabou até influenciando na mensagem original em certo ponto.

AULA DE HISTÓRIA

A máscara que o protagonista usa se refere a Guy Fawkes, um soldado católico membro da “conspiração da pólvora” que tentou explodir o parlamento inglês na noite de 5 de novembro de 1605. O contexto histórico do quadrinho foi o momento em que a Inglaterra estava implementando o sistema Capitalista Neoliberal com a primeira ministra Margareth Thatcher, enquanto na Rússia (na época U.R.S.S) o Stalinismo imperava. Atualmente está máscara é usada por grupos de ações políticas como o Anonymus. Muitos enxergam a obra como uma crítica a interferência do estado na vida do cidadão, e uma forma de nos antenarmos para que num futuro próximo algo assim não venha a acontecer.

Como toda obra de Alan Moore, V de Vingança merece ser lida e degustada, e viva o 5 de novembro! (e por favor, CHEGA de cosplay de V feito por caras gordinhos e baixinhos… Não dá mais! Obrigado).

Fonte: Wikipédia

Anúncios

Uma resposta para “V DE VINGANÇA E O 5 DE NOVEMBRO

  1. Pingback: NOVEMBRO – S04E11 | RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s