LOOPER E A ORIGINALIDADE NO CINEMA

Faz algum tempo que a originalidade anda escassa em Hollywood, que só apresenta remakes e adaptações de outras mídias. Porém,  “Looper – Assassinos do Futuro” mostra que ainda existem ideias a se explorar de forma interessante por ai.

MÁFIA NO FUTURO

A trama se desenrola em um futuro não muito distante, onde existem os Loopers, executores que exterminam e somem com alvos enviados de 30 anos no futuro por mafiosos. Tudo se complica quando o personagem de Joseph Gordon-Levtitt precisa exterminar a si mesmo enviado do futuro (Bruce Willis). O filme trás um espírito que remete a clássicos como Exterminador do Futuro, De volta para o Futuro e Akira, misturando máfia com elementos de subgêneros sci-fi como cyberpunk e viagens temporais. O filme possui elementos e motivações interessantes para os personagens, como o valor do respeito e status e o quão longe você iria por um objetivo.

TUDO NA MEDIDA

Não vejo problema nos remakes e adaptações, afinal são novas visões sobre coisas já existentes, e como já disse aqui, vale mais uma boa ideia copiada do que uma péssima ideia criada. Porém de uns tempos para cá existe um excesso disto, tanto que qualquer obra com um pouco de originalidade acaba ganhando o Oscar (veja o caso de Juno, Pequena Miss Sunshine até o recente O Artista). Acredito que um caminho é usar de referencias distintas para formar algo novo (tipo os filmes do Tarantino sabe?). O próprio Matrix surgiu como algo revolucionário, mas possui milhares de influencias em suas camadas.

Sempre é gratificante ver coisas novas e boas, ainda mais quando conseguem abordar temas explorados a exaustão no cinema como a viagem no tempo (alias, já falei sobre as complicações das viagens no tempo AQUI). Recomendo que prestigie Looper no cinema, vale a pena pela originalidade e qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s