DESENHISTA AUTODIDATA PRECISA DE CURSO DE DESENHO?

Assim como eu, muitas pessoas começam a desenhar por conta, de uma forma autodidata, e acreditam que sua técnica pessoal dispensa qualquer tipo de curso de desenho – Mas será que sozinho um desenhista autodidata pode desenvolver bem todas as suas técnicas? Será que apenas com seu traço e seu “dom” ele pode encarar uma carreira profissional na área?

EU COMO AUTODIDATA

Eu peguei gosto pelo desenho através do sangue, pois meu pai e meu irmão sempre desenharam. Fui desenvolvendo uma técnica de desenho autodidata e sempre chamava a atenção  na escola, entre amigos e parentes. Meu irmão, que também era autodidata, começou a fazer o curso de desenho com o hoje meu amigo e colega de estúdio Daniel HDR, e foi me falando de técnicas de desenho e narrativa que ele havia aprendido no curso. Alguns anos mais tardes eu entrei no curso e comecei do básico, achando que nada me seria útil por ali – Grande engano. Por mais que eu já tivesse um traço desenvolvido, no curso aprendi técnicas de proporção e anatomia, exatamente o ponto onde os desenhistas autodidatas mais pecam. No decorrer do curso fui aprendendo sobre técnicas de quadrinhos, narrativa, composição de cenas e tantos outros fatores que sozinho eu levaria muito mais tempo para aprimorar.

“MAS ISSO É UM DOM”

O autodidata muitas vezes é muito confiante em seu traço, pois se vê confortável em fazer coisas que já domina, recebendo elogios de pessoas leigas no assunto, mas quando seu trabalho é apresentado a alguém que já trabalha no ramo e tem um olhar mais técnico, acaba vendo onde estão suas falhas. Por estar acostumado a desenhar só aquilo que domina, o autoditada se vê perdido quando desafiado a fazer algo que não possui técnica (como drapeamento de tecido, animais, cenários, perspectiva…). Aqueles que não desenham costumam dizem “Nossa, mas isso é um dom”, como se fosse uma habilidade divina quem veio implantada na pessoa quando ela nasceu – Mas eu discordo um pouco. Claro que existem os gênios que desenvolvem técnicas perfeitas sozinho, mas eu não fui assim e acredito que a maioria das pessoas também não seja, e ao meu ver este “dom” é apenas a facilidade que a pessoa tem pra assimilar técnicas desenvolvidas através da prática exaustiva. Sou da teoria de que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa, o que varia é o grau de facilidade ou de dificuldade que ela terá para chegar lá, para algumas é mais simples e para outras denota mais empenho e dedicação – Cada um tem seu ritmo. Alias, algumas vezes alguém que não tem base nenhuma em desenho consegue aprender as técnicas melhor que uma pessoa autodidata, pois esta muitas vezes já possui vícios de traço que precisa flexibilizar para uma forma diferente de resolver determinada figura.

Recomendo para todos aqueles que gostem de desenhar e são autodidatas fazer algum curso para aprenderem novas técnicas e aprimorar aquilo que já dominam. Humildade é fundamental não só na área do desenho mais em qualquer área que você queira crescer na vida, e por mais que tenhamos conhecimento em um determinado assunto, sempre se terá algo novo a aprender – E é sempre preciso estar se aprimorando para não ficar para trás.

(Obs.: Para quem for de Porto Alegre e arredores, existe o Curso de Quadrinhos Dinamo, mais informações AQUI.)

9 Respostas para “DESENHISTA AUTODIDATA PRECISA DE CURSO DE DESENHO?

    • Olá Ivan! Infelizmente não conheço nenhum curso de desenho on-line que seja bom. Existem tutoriais diversos, mas a presença de um professor que analise seus resultados ajuda bastante. Se não tem como fazer um curso presencial, você pode tentar estudar por conta e colher opiniões de seus trabalhos mostrando a profissionais da área, que irão dizer onde você esta acertando e errando.

  1. Minha tia tinha as do Instituto Universal de desenho artístico e publicitário, que ensinava a desenhar e tinha muitas técnicas…eu só dei uma olhada nos livros lendo só a parte das técnicas que talvez eu não conhecesse, mas não precisei ler muito pq eu já conhecia todas elas e com 12 anos já desenhava melhor que os professores do tal instituto…não preciso de curso nenhum!!!

  2. Olá,meu pai e autodidata ele desenha muito bem pra mim ele e um excelente desenhista e não sou suspeita a falar,pois sei muito sobre desenhos .mas ele só estudou ate a segunda série ,ele fez uma historinha fantástica mais como ele não terminou os estudos acho muito difícil ele fazer algum curso ou mesmo trabalhar desenhando . e gostaria de saber a sua opinião !

    • Olá Diana! Acredito que seu pai seja sim um ótimo desenhista mesmo sendo autodidata, o que comento aqui é que se a pessoa quer entrar no mercado de quadrinhos profissional, terá que mostrar um nível de conhecimento técnico que dificilmente se aprende sozinho (mas não é impossível). Mas como arte é livre, um bom trabalho pode agradar sem técnicas também.

  3. Obrigada Ródjer, meu pai tem técnicas perfeitas ,mas não acredito que alguém vá se interessar pelo trabalho de alguém que estudou só ate a segunda série .

Deixe um comentário

