QUAL A TENDÊNCIA DOS FILMES DE HERÓIS?

Não sei se o mundo vai acabar no fim deste ano, mas se assim ocorrer acredito que os nerds ficarão felizes pois tivemos no cinema algumas das películas de super-heróis mais esperadas dos últimos anos. Partindo de um grupo de heróis vingativos até o recente fechamento da saga do morcegão, hoje vamos falar um pouco sobre como os heróis estão representados nas telonas e vamos cagar regra sobre o que virá pela frente.

VINGADORIZAÇÃO

Os filmes de super-heróis normalmente eram direcionados as crianças, o que os tornavam muitas vezes bobos e distantes da imagem representada nas suas origens. Acredito que um dos primeiros filmes de super-heróis voltado para um público mais adulto foi O Corvo no começo da década de 90. Nos anos 2000 a Marvel resolveu investir nas adaptações cinematográficas, partindo de personagens pouco conhecidos como Blade, passando pelos mutantes dos X-Men, mas foi com Homem de Ferro que conseguiram encontrar a sua fórmula de sucesso – A harmonia entre ação e humor com muita fidelidade aos quadrinhos. Teve então a inciativa Vingadores, e cada filme solo de herói da Marvel servia de preparação para o ambicioso projeto de filmar uma das maiores equipes de personagens dos quadrinhos. Os filmes da Marvel Studios são muito bons, porém acabavam perdendo em parte por terem que dividir espaço com o elo que estava sendo criado para o filme dos Vingadores.

DARK KNIGHTIZAÇÃO

Ao contrário da Marvel, a DC não estava tendo tanta sorte nas películas com seus personagens, porém quando chamaram o diretor underground Christopher Nolan para o reboot de Batman as coisas mudaram. Tentando trazer um tom mais pé no chão para o personagem, Batman Begins foi ousado em pegar um dos personagens mais famosos da editora e coloca-lo em uma trama para um público mais adulto. O problema da proposta mais realista é que as pessoas acabam por torcer o nariz nos momentos em que a licença poética é aplicada, já falei sobre isso AQUI. Uma das provas de que a trilogia de Nolan foi uma obra-prima é que mesmo as pequenas notas foras do tom os filmes conseguiram cativar praticamente todo o público e crítica, e mostraram que filmes de super-heróis podem ter um teor mais adulto e profundo.

O QUE VIRÁ?

A Marvel tem suas franquias de personagens divida com outras produtoras como a FOX que detêm títulos como X-Men e Quarteto Fantástico e a Sony que possui a franquia do Homem-Aranha (Aliás, a Fox esta para perder os direitos do personagem Demolidor e precisa fazer um filme do personagem o quanto antes, caso não façam e queiram mante-lo precisarão ceder dois personagens para a Marvel Studios – Galactus e Surfista Prateado). Com o filme do Lanterna Verde a DC tentou seguir um perfil mais próximo aos filmes da Marvel, mas o resultado foi um fracasso, e pelo que se vê do novo filme do Superman que será lançado em 2013, eles pretendem seguir uma linha mais adulta no estilo Dark Knight. Acredito que não seria uma boa estratégia da DC tentar concorrer fazendo filmes na linha da Marvel, e que eles deveriam mesmo investir nesta pegada mais realista dos filmes de super-heróis, assim oferecendo um produto diferente da sua concorrente e pegando um outro tipo de público.

Pelo que podemos ver a tendência é que Hollywood comece a acertar mais nas adaptações de quadrinhos. Filmes que não são pensados apenas para fazer dinheiro mas que também respeitem o fã e a essência do personagem. Adaptações são sempre complicadas, e normalmente o público nerd é bem exigente quanto aos detalhes, mas se as produtoras continuarem no caminho que estão indo nós agradecemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s