ASCENÇÃO E QUEDA DA POPULARIDADE DOS HERÓIS

Na última quinta-feira, eu e meu amigo colega de estúdio Daniel HDR ministramos, em nome da Staedtler, algumas oficinas de desenho e quadrinhos em uma escola de Porto Alegre para crianças na faixa de 6 a 10 anos. Durante as oficinas atendíamos a pedidos de desenhos de personagens que elas solicitassem, e podemos ver quais os heróis que estão mais e os que estão menos populares entre os pequenos.

NO MEU TEMPO…

Na minha infância (década de 80), os super-heróis mais populares eram os da DC, com Superman e Batman como carro-chefe. Havia o desenho dos Super Amigos, os seriados do Batman, da Mulher-Maravilha e os filmes do Superman com Christopher Reeve que propagavam os personagens da DC na cultura pop muito além dos quadrinhos. Dos poucos personagens conhecidos da Marvel, o Homem-Aranha e o Hulk eram os mais populares entre o povão. Nos últimos anos a Marvel decidiu investir pesado no cinema e seus personagens tiveram boas (e nem tão boas) adaptações, mas foi com Homem de Ferro que a eles acertaram de vez e começaram a reverter o jogo.

SUCESSO DE FERRO

Eu lembro que Homem de Ferro foi o primeiro filme de super-herói que eu vi pessoas que não conheciam nada de quadrinhos gostarem muito. A interpretação do Robert Downey Jr. como Tony Stark foi memorável, pois seu jeito divertido e sarcástico deram muito mais ao filme do que cenas de ação e aventura de um super-herói (que é o que mais acontece em filmes do gênero). Pessoas que nem conheciam o personagem passaram a adora-lo, e não a toa ele se tornou uma das figuras mais pops da editora (junto a Homem-Aranha e Wolverine). Dos pedidos de desenhos das crianças, acredito que quase metade pediu desenho do Homem de Ferro, e fiquei surpreso que algumas pediram desenho do Tony Stark. Foi a primeira vez que pediram para eu desenhar um super-herói sem seu uniforme, e isso evidencia mais o sucesso de Downey Jr. (nunca me pediram “desenha o Peter Parker pra mim”, ou “faz o Bruce Wayne que eu acho ele foda”). As crianças costumam gostar dos heróis que mais se identificam, por este lado é engraçado que elas gostem de um bilionário, filantropo, playboy e bêbado.

CAPITÃO AMÉRICA, AQUAMAN E OS IMPOPULARES

Como o HDR desenhou o prelúdio do filme dos Vingadores (a qual já comentei AQUI), e devido ao filme ainda estar em cartaz, 90% dos pedidos de desenho foram de personagens da Marvel. Em ordem, o segundo mais pedido foi o Hulk e o terceiro o Thor. Não vimos apenas que o Homem de Ferro é muito popular, como também que o Capitão América já não brilha tão forte assim. Para terem uma ideia, teve mais pedidos de desenho do Gavião-Arqueiro e da Viúva Negra do que do herói patriota. Dos heróis da DC foram solicitados apenas Batmans, Mulheres-Gato (que além dos ótimos filmes do Nolan estão em alta com o jogo Arkham City) e “UM” Aquaman, que gerou cujo a solicitação de desenho gerou uma cena engraçada – Quando o menino disse que queria um desenho do Aquaman, uma menina do outro lado da sala indagou com descrença: “O AQUAMAN???” Coitado do Aquaman, nem mesmo as crianças o levam a sério…

Será que a DC vai conseguir dar a volta por cima com o filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge e o novo filme do Superman ano que vem? Ou a Marvel vai continuar mantendo seus personagens como mais populares na mente das pessoas comuns com seu Homem-Aranha novo e todo o barulho dos Vingadores? O jeito é ficar de olho.

Deixe um comentário

