NA SEGUNDA VEZ É MELHOR

É muito comum ficarmos empolgados com um trailer ou informações de um filme, e corrermos para o cinema mais próximo no dia do lançamento (ou no dia que o cinema está com desconto), e grande parte das vezes saímos com os olhos brilhando pelo espetáculo… Mas já notou que na segunda vez que você olha o mesmo filme já não é a mesma coisa?

Quando vamos ao cinema empolgados com algum filme, é comum sairmos de lá empolgados com o espetáculo, mas quando vemos o filme novamente em dvd ou mesmo na televisão, parece que o encanto é diferente não é verdade? Eu aluguei estes dias o filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma e notei esta sutil diferença.

AMOR A PRIMEIRA VISTA

Existem filmes que me empolgam bastante logo que são anunciados, e eu acompanho toda e qualquer notícia que sai sobre, me fazendo ir para o cinema com uma expectativa altíssima – o que muitas vezes acaba se tornando um tiro no pé. Não foram poucos os filmes que me frustraram por serem  muito a baixo daquilo que eu esperavam porém grande parte das vezes eu acabo saindo do cinema satisfeito com a película, empolgado e re-lembrando cada cena, ainda mais quando vejo o filme sozinho, pois não tem ninguém para dar uma opinião diferente e as vezes um pouco menos afobada. Quando assistimos a um filme que estamos empolgados no cinema, além de toda magia da grande tela, esta euforia acaba influenciando muito na nossa avaliação.

SEGUNDO ROUND

Após algum tempo o filme sai em dvd e alugamos para vermos com amigos ou mesmo re-velo por prazer, e desta vez você já sabe da trama, já conhece os personagens e as surpresas já não fazem o mesmo efeito, sem falar que você pode ter debatido com outras pessoas que tiveram opiniões diferentes da sua ou lido alguma resenha de site. Geralmente esta segunda visão sobre o filme acaba sendo mais analítica, pois como você já sabe a história, passa a prestar a atenção em outras coisas periféricas como a construção do filme em si, atuações, trilha sonora, efeitos, etc. Sem toda a magia do cinema, no conforto da sua casa, o filme acaba sendo bem diferente, e ai sim você forma uma opinião mais consistente sobre o mesmo.

ENTÃO O FILME FICA RUIM?

Eu acho que a primeira vez que você vê um filme no cinema é um espetáculo, algo feito para te impressionar e fazer viajar em cada nova cena. Não tem nada de errado em sair eufórico após ver um filme a qual você tenha achado bom, afinal a ideia do cinema é surpreender e ser uma experiência única. Acredito que um filme se torna ainda melhor na segunda vez que é visto, pois você consegue notar aquelas coisas que antes passaram rapidamente, saborear melhor cada momento e cena, e assim escolhendo por ou não o filme na sua lista de obras-primas.

Experimente alugar um filme que você viu recentemente no cinema e gostou para comparar a diferença das experiências. No cinema você tem uma maior imersão e a surpresa, no dvd você pode olhar tudo com mais atenção, os extras e ainda desfruta do conforto do lar. Eu me diverti demais re-vendo o Tom Cruise correr como nunca e me atendo a detalhes que não tinha notado da primeira vez, me fazendo gostar ainda mais do filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s