NA SEGUNDA VEZ É MELHOR

É muito comum ficarmos empolgados com um trailer ou informações de um filme, e corrermos para o cinema mais próximo no dia do lançamento (ou no dia que o cinema está com desconto), e grande parte das vezes saímos com os olhos brilhando pelo espetáculo… Mas já notou que na segunda vez que você olha o mesmo filme já não é a mesma coisa?

Quando vamos ao cinema empolgados com algum filme, é comum sairmos de lá empolgados com o espetáculo, mas quando vemos o filme novamente em dvd ou mesmo na televisão, parece que o encanto é diferente não é verdade? Eu aluguei estes dias o filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma e notei esta sutil diferença.

AMOR A PRIMEIRA VISTA

Existem filmes que me empolgam bastante logo que são anunciados, e eu acompanho toda e qualquer notícia que sai sobre, me fazendo ir para o cinema com uma expectativa altíssima – o que muitas vezes acaba se tornando um tiro no pé. Não foram poucos os filmes que me frustraram por serem  muito a baixo daquilo que eu esperavam porém grande parte das vezes eu acabo saindo do cinema satisfeito com a película, empolgado e re-lembrando cada cena, ainda mais quando vejo o filme sozinho, pois não tem ninguém para dar uma opinião diferente e as vezes um pouco menos afobada. Quando assistimos a um filme que estamos empolgados no cinema, além de toda magia da grande tela, esta euforia acaba influenciando muito na nossa avaliação.

SEGUNDO ROUND

Após algum tempo o filme sai em dvd e alugamos para vermos com amigos ou mesmo re-velo por prazer, e desta vez você já sabe da trama, já conhece os personagens e as surpresas já não fazem o mesmo efeito, sem falar que você pode ter debatido com outras pessoas que tiveram opiniões diferentes da sua ou lido alguma resenha de site. Geralmente esta segunda visão sobre o filme acaba sendo mais analítica, pois como você já sabe a história, passa a prestar a atenção em outras coisas periféricas como a construção do filme em si, atuações, trilha sonora, efeitos, etc. Sem toda a magia do cinema, no conforto da sua casa, o filme acaba sendo bem diferente, e ai sim você forma uma opinião mais consistente sobre o mesmo.

ENTÃO O FILME FICA RUIM?

Eu acho que a primeira vez que você vê um filme no cinema é um espetáculo, algo feito para te impressionar e fazer viajar em cada nova cena. Não tem nada de errado em sair eufórico após ver um filme a qual você tenha achado bom, afinal a ideia do cinema é surpreender e ser uma experiência única. Acredito que um filme se torna ainda melhor na segunda vez que é visto, pois você consegue notar aquelas coisas que antes passaram rapidamente, saborear melhor cada momento e cena, e assim escolhendo por ou não o filme na sua lista de obras-primas.

Experimente alugar um filme que você viu recentemente no cinema e gostou para comparar a diferença das experiências. No cinema você tem uma maior imersão e a surpresa, no dvd você pode olhar tudo com mais atenção, os extras e ainda desfruta do conforto do lar. Eu me diverti demais re-vendo o Tom Cruise correr como nunca e me atendo a detalhes que não tinha notado da primeira vez, me fazendo gostar ainda mais do filme.

Deixe um comentário

