TARTARUGAS “ALIENS” NINJAS

Há algum tempo vem sendo anunciado na imprensa um novo filme das Tartarugas Ninjas (Teenage Mutant Ninja Turtles no original), e o “bombástico” diretor da empreitada Michael Bay gerou uma polêmica maior do que mamilos quando anunciou que as tartarugas em seu filme seriam alienígenas. Eu sei que já falei bastante sobre adaptações de coisas para o cinema como AQUI, mas este é um tema a qual acho que sempre se tem um pouco mais para se debater.

SANTA TARTARUGA PESSOAL!

Muita gente não sabe, mas as Tartarugas Ninjas nasceram nos quadrinhos independentes em 1984 nas mãos de Kevin Eastman e Peter Laird, em histórias violentas e cheias de ação (como é de se esperar de um quadrinho de ninjas), mas quando migraram para a animação no começo da década de 90, ficaram fofas e engraçadinhas para poder atingir uma faixa etária menor. Com o tempo várias animações e até um terrível seriado live-action foram produzidos. Para o cinema foram três filmes (eu lembro de ter gostado muito dos dois primeiros, mas como os vi antes dos meus quinze anos, prefiro não voltar a ver e poder estragar minha memória). Nos games elas protagonizaram alguns dos jogos beat’n up mais divertidos já feitos, campeão de fichinhas em fliperamas e de aluguel nas locadoras de games. Eu e meu irmão adorávamos o desenho, tínhamos vários bonequinhos e meu irmão chegou a montar a casa delas no esgoto e o furgão que elas usavam.

KAWABANGA!

Mexer em algo querido por muitas pessoas de forma drástica é sempre tenso, e Tartarugas Ninjas possui muitos fãs saudosistas. Todas as versões já feitas, seja para cinema, quadrinhos ou televisão não fugiam da premissa básica: Quatro tartarugas filhotes caem no esgoto e entram em contato com uma misteriosa substância radioativa, ganhando forma humanoide e recebendo nomes derivados de pintores consagrados. Elas são treinadas por um rato humanoide mestre de artes marciais (que em algumas versões é um rato transformado e em outras um humano que virou homem-rato), e como principal inimigo têm o Destruidor, Kraig e seu clã do pé. Michael Bay parece propor algo que vai fugir desta linha, o que provocou a ira de muitas pessoas.

NOVA PROPOSTA

As tartarugas foram um fenômeno a décadas atrás, mas nos dias de hoje talvez não fossem fazer o mesmo sucesso entre a garotada (ou não). Apesar da “heresia”, acredito que Michael Bay está tentando uma nova proposta assim como fez com transformers, fugindo bastante do original e criando algo totalmente novo, podendo aproveitar a liberdade que isto proporciona. Os fãs devem ver isto como um novo produto, e não como uma “adaptação” daquilo a qual já conhecem. Até ficar pronto não temos como saber como será, quem sabe pode vir a surpreender e ser bem divertido (até agora o que se pode esperar são explosões sucessivas já características de Bay). Quem sabe a proposta fique tão diferente da original que no fim vai virar LONTRAS SAMURAIS TATUADAS DE BEVERLY HILLS.

Ainda estamos na moda de adaptações e conversões, e isso sempre será polêmico. Existem as adaptações fiéis e as que usam o original apenas como base, mas qualquer uma delas pode ser boa ou ruim, isso vai depender da competência dos envolvidos. Ficaremos no aguardo de mais detalhes sobre o projeto e torcendo para que saia algo bacana deste balaio de gato – ou melhor, de “tartaruga”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s