VALE CRIAR UM UNIVERSO QUE VAI ALÉM DE SUA HISTÓRIA?

Há tempos estou trabalhando em uma versão definitiva do meu projeto de quadrinhos Dragão Escarlate, e como estou querendo fazer algo mais elaborado do que a versão fanzine, estou elaborando bem o universo onde se passa toda a trama. Através de pesquisas eu tenho criado toda uma mitologia, cheia de lendas e acontecimentos históricos – Mas será que é necessário pensar em TANTA coisa assim?

PESQUISAS PARA UM UNIVERSO

Como a trama de Dragão Escarlate se passa em um mundo medieval de fantasia, eu criei uma terra com suas próprias lendas e mitos. Quando jogamos a aventura em RPG, o mundo serviu muito bem, mas para a história eu quis construir uma base que deixasse o universo mais consistente. passei a pesquisar muitas e muitas coisas e construir uma linha cronológica que começava na gênese deste universo até chegar ao seu estado atual. Criei muitas coisas interessantes, principalmente no âmbito político, foram moldando a minha concepção para o período atual da trama… Mas será que é mesmo necessário se focar tanto na expansão de um universo sendo que talvez metade disso nem apareça na história?

TERRA MÉDIA

J. R. R. Tolkien criou todo o universo de O Senhor do Anéis através de dezenas de livros, porém ele criou este livro com o intuito de apresentar este seu mundo. Seus livros são extremamente detalhistas nas descrições de locais, povos, culturas e línguas da Terra Média, fazendo com que o leitor mergulhe dentro deste universo. Porém uma aventura simples, que se passa em um período especifico, não precisa de uma detalhada linha do tempo, basta apenas elaborar aqueles fatos a qual serão mencionados ou trabalhados nela. Lógico que se você possuir tempo, será interessante a criação de toda uma mitologia para seu mundo, afinal isso enriquece e permite uma maior gama de opções para suas tramas, mas muitas vezes a pessoa acaba por ser perder no passado e não se focar no presente da história. É possível trabalhar o passado de forma superficial na trama, não desviando o foco da aventura presente (e poupando trabalho do escritor).

Enfim, eu pretendo elaborar com detalhes apenas os acontecimentos que irão agregar algo a trama principal da minha revista, e farei contos ou mesmo animações para expandir coisas citadas na revista. Não é será necessário para o leitor procurar este material expandido para entender a história, ela será apenas uma curiosidade e uma base para eu trabalhar melhor o que estou fazendo (Aguardem que novidades vem por ai). Criar seu mundo deve ser algo divertido, mas você deve escolher se como Tolkien vai querer contar uma história de seu universo ou dos personagens.

Uma resposta para “VALE CRIAR UM UNIVERSO QUE VAI ALÉM DE SUA HISTÓRIA?

Deixe um comentário

