FILMES ALTERNATIVOS

Agora em fevereiro teremos a premiação do Oscar, que este ano está polêmica devido aos filmes indicados. Como sempre, muitos filmes alternativos entram na disputa da cobiçada disputa da estatueta dourada, e devido a isso acabam sendo conhecidas pelo grande público. Resolvi fazer um post dedicado a estes filmes que correm na contra-mão dos blockbusters e seus fãs que usam tênis verde.

NA CONTRA MÃO DOS BLOCKBUSTERS

A grande parte dos filmes é idealizada pelos seus produtores para ganharem dinheiro, o que acaba fazendo com que se enquadrem num padrão conhecido como BLOCKBUSTERS. Um filme alternativo foge desta premissa, dando liberdade artística a seus idealizadores. É comum ver em filmes alternativos cenas extensas e paradas, edição e cortes embaralhados, fugindo da linearidade tradicional – O que espanta as grandes massas. Se enquadram neste perfil os documentários e filmes que abordam temas políticos e sociais. Normalmente são estes filmes alternativos que recebem premiações como Oscar, Globos de Ouro, Urso de Ouro, etc.

TÊNISVERDICE

É comum entre os apreciadores de filmes alternativos o uso de tênis da cor verde (sério, pode prestar a atenção, já virou uma espécie de estereótipo). Esta peculiaridade me ajudou a criar o termo grau de “tênisverdice”, que serve para classificar o quão fã uma pessoa é de filmes alternativos (e quanto tempo ela consegue ficar na frente de um sem dormir, conversar sobre outro assunto ou simplesmente se levantar e ir embora). Veja dos níveis:

  • Nível 1: Você consegue ver os filmes alternativos que possuem elementos de Blockbuster, mas ainda os acha arrastados em alguns momentos. Atura um filme alternativo padrão por 5min. (ex: Todos do Tarantino).
  • Nível 2: Consegue ver filmes alternativos que ganham destaque na mídia para formar opinião. Um alternativo padrão por 15min (ex: Todos do Alfred Hitchcock).
  • Nível 3: Já consegue sentir a peculiaridade dos filmes alternativos, e se em grupo fica até o fim, sozinho aguenta até a metade. Já consegue ver filmes que não sejam americanos. (ex: Todos do Pedro Almodóvar).
  • Nível 4: Você já aprecia filmes alternativos o suficiente para entender seus finais e suas múltiplas camadas. Filmes franceses e iranianos estão no seu top 10. (ex: Todos do Stanley Kubrick).
  • Nível 5: Seu fim de tarde ideal seria uma sessão de cinema com Rubens Ewald Filho e José Wilker. (ex: Qualquer filme já feito).

 

Se você se interessou por filmes alternativos mas quer começar aos poucos, segue uma lista de filmes que você pode encontrar facilmente na locadora e ver se pega gosto pela coisa (se encaixam no nível 1 ao 3 de tênisverdice):

Baraka; Babel; Corra Lola, Corra; Amistad; Réquiem para um Sonho; Magnólia; Pequena Miss Sunshine; Efeito Borboleta; Cisne Negro; Perfume de Mulher; Um Beijo Roubado; O Ilusionista; Metropolis; Taxi Driver; O Amor nos Tempos do Cólera; Show de Truman; Scar Face; Senhor das Armas; Clube da Luta; O Menino do Pijama Listrado; O Labirinto do Fauno).

Caso queira procurar por diretor, apresento uma lista de alguns famosos por fazer filmes alternativos e alguns exemplos:

Irmãos Cohen (Queime depois de ler, Onde os fracos não tem vez); Roman Polanski (O bebê de Rosemary); Alfred Hitchcock (Janela Indiscreta, Psicose, Pássaros); Lars Von Trier (Dançando no Escuro, Dogville, Melancolia); Pedro Almodóvar (Volver, Fale com ela, A Pele que Habito); Federico Fellini (Noites de Caribia, A Doce Vida); Godard (Aplhaville, Carmen); Stanley Kubrick (O Iluminado, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica); Jean-Pierre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, Ladrão de Sonhos); Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão, Don Juan de Marco); Woddy Allen (Vick, Cristina, Barcelona, O Escorpião de Jade); Bernardo Bertolucci (O Último Tango em Paris, Os Sonhadores); Quentin Tarantino (Cães de Aluguel, Pulp Fiction – Tempos de Violência. Kill Bill vol.1 e vol.2).

Existem muitos filmes alternativos excelentes, que acabam tendo seu reconhecimento apenas do meio underground. Se você é fã de um estilo de cinema mais pipoca, tente dar chance a esta linha alternativa. Pegue um dos filmes listados veja qual seu grau de tênisverdice e depois poste aqui nos comentários. ;^)

Anúncios

Uma resposta para “FILMES ALTERNATIVOS

  1. Adorei o texto. Costumo gostar desses “filmes alternativos” porque conseguem trabalhar melhor em personagens e expressar com mais calma a rotina deles, tu se sente mais na história. Além disso, esses filmes costumam ter as melhores trilhas sonoras. Pena que nem sempre é fácil encontrar eles em locadoras…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s