CRIANDO MISTÉRIO!

Nesta semana eu assisti Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras no cinema. Conheço muitas pessoas que torceram o nariz para esta nova visão do detetive britânico, mas eu particularmente adorei. Decidi então fazer um post simples refletindo sobre como colocar o mistério em uma história.

A BASE DO SEGREDO

Para existir um segredo então é necessário criar uma verdade que será ocultada, seja um crime, um acidente, uma relação ou qualquer coisa que necessite ser escondida. É importante elaborar muito bem a verdade a ser oculta pois ela vai servir de alicerce para todo o mistério. Pense em algo criativo, pois quando revelada, a verdade deve fazer as pessoas arregalarem os olhos incrédulas.

O VÉU DE MENTIRAS

A verdade agora existe e precisa ser mascarada. Os envolvidos começam a pensar em como varre-la para baixo do tapete e assim ninguém descobri-la. Toda a sujeira precisa ser limpa, muitas vezes isso envolve uma queima de arquivos, seja destruindo provas ou perseguindo testemunhas e envolvidos não muito confiáveis. Uma saída muito comum também é criar uma mentira para ocultar a verdade, seja através de um bode expiatório ou fazendo com que o ocorrido pareça um acidente. No fim a verdade nunca pode ser destruída totalmente, apenas ocultada – e é por isso que no fim sempre acaba deixando pistas.

OS PEQUENOS DETALHES

Os envolvidos no mistério devem pensar muito bem em como tapar os buracos e mante-los assim – Mas sempre vão deixar alguma pequena ponta solta, e é ai onde os investigadores irão trabalhar. Através de pequenos detalhes as pessoas que investigam vão começando a decifrar o quebra-cabeça, ganhando força onde os envolvidos não tiveram atenção. É importante mostrar estas peças durante a história mas sem fazer alardes, para que o público também brinque de detetive unindo as pontas soltas do mistério. O conflito entre o investigador e investigado também é um ponto bacana de se explorar na trama.

A REVELAÇÃO!

É no clímax da história que a verdade é revelada, seja pelo investigador que joga ela na cara dos envolvidos ou mesmo pelo envolvido que pode dar uma de vilão e contar todo seu plano para o investigador enquanto ele esta “aparentemente” derrotado. Existem várias formas de mostrar o mistério para o leitor, uma delas é mostrar a verdade logo de cara e como os envolvidos a esconderam, focando a história em como eles lidam com alguém investigando o caso. Este método coloca o leitor junto com os envolvidos, fazendo com que ele acabe torcendo por eles.

Enfim todos gostam de uma boa história de mistério, existem dezenas de livros, séries, filmes e até casos reais que podem servir de referencias para que você elabore o seu jogo de sombras. escolha a forma de apresenta-lo ao leitor e mãos a obra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s