VOZ NA INTERNET E A SOMBRA DA ACTA

Em dias de guerras virtuais com ameaças a internet e a liberdade virtual (a SOPA e a PIPA voaram, mas agora a ACTA promete vir contudo), andei parando para verificar como é interessante o fato de termos uma espécie de “vida virtual”. Não falo só pelas redes sociais, a qual já falei AQUI, mas sim de atividades e coisas que fazemos através da internet e como seriam muito difíceis de faze-las sem a mesma.

GANHANDO VOZ

Por um bom tempo, para grande parte das pessoas, a internet era apenas uma fonte de pesquisas (de pornografia) e uma forma de contatar outras pessoas de forma rápida e direta. Nos dias de hoje a internet se tornou uma folha em branco onde todos podem escrever, expor suas ideias, divulgar seus trabalhos e atingirem pessoas em recantos obscuros da Terra. Antigamente haviam outras formas mais underground de divulgação de ideias e trabalhos, como os fanzines de noticias sobre uma banda ou série, ou mesmo de quadrinhos próprios, porém nenhum formato conseguia o mesmo alcance que a internet possui. Muitas pessoas nem sabem direito o que fazer com todo o potencial que a internet possui, expondo sua vida pessoal ou mesmo sua intimidade através da rede para que os outros vejam.

ACTA

A PIPA e a SOPA eram leis que ameaçavam a liberdade na internet a qual já comentei AQUI e AQUI, porém se tomou conhecimento da ACTA (Anti-Counterfeit Trade Agreement), que é ainda MAIS PERIGOSA que as duas outras. Inicialmente nasceu para proteger a propriedade intelectual de bens materiais pelo mundo, como itens medicinais. Mas hoje se tem conhecimento que ela se tornou uma espécie de lei de vigilancia sobre QUALQUER tipo de troca por canais privados – isso afetaria sua comunicação diretamente. Esta proposta esta sendo elaborada por um “seleto grupo de paises industrializados” e eles podem limitar a liberdade de países em desenvolvimento pois estes não teriam liberdade para escolher as melhores formas de política doméstica e desenvolvimento econômico. A massonaria está trabalhando a todo vapor ultimamente não é? Brincadeiras a parte, a ACTA ainda é um mistério, e só veio a tona após as polêmicas da SOPA e da PIPA, e precisamos ficar de olho nela.

A internet trouxe voz para que as pessoas comuns pudessem falar para quem quisessem e acessar o que quisessem (você só está podendo ler o que eu penso graças a ela) e estas leis estão por ai rondando podendo silenciar esta voz. George Orwels já nos alertou disso em seu livro 1984, vamos ficar antenados galera!

FONTE: JOVEM NERD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s