PROJETOS DE LEI SOPA E PIPA SÃO ARQUIVADOS

Há alguns dias os polêmicos projetos de lei americanos para controle da pirataria SOPA e PIPA (a qual já falei AQUI) estavam na boca de todo mundo. Após muita reviravolta e barulho, parece que as coisas esfriaram – por enquanto.

ATAQUES E CONSEQUÊNCIAS

Na última quarta-feira ouve uma série de protestos e “blackouts” em grandes sites da internet para tentar conscientizar as pessoas de como estes projetos poderiam acabar afetando a liberdade na internet e se tornando uma espécie de censura. Devido a impopularidade desta lei e a grande rejeição por parte da opinião pública, muitos congressistas e até o presidente Obama se posicionaram a favor de um arquivamento dos projetos. O FBI tirou do ar o site MEGAUPLOAD, gerando uma retaliação do grupo de hackers conhecido como Anonymous (e a qual muitos acreditavam ser o início de uma espécie de guerra virtual).

BANDEIRA BRANCA

Ambos os projetos seriam votados este mês, mas devido a todo este barulho, o líder do senado Harry Reid decidiu postergar a votação da PIPA, e um dos idealizadores da SOPA, Lamar Smith, decidiu fazer o mesmo com seu projeto. Ambos apenas disseram que os projetos precisam ser melhor trabalhados. Segundo Lamar a pirataria é um mal que deve ser combatido – e ele não está errado, porém ele exagera ao apresentar números como “mais de 100 bilhões de dólares em prejuízo anualmente” aos EUA.

Está batalha foi ganha graças a todo barulho e movimento gerado pela internet a e nas ruas, das pessoas lutando pelos seus direitos. A pirataria é um problema que deve ser combatido, mas não é de forma radical como a censura que vamos conseguir os melhores resultados. A internet foi salva dessa vez, mas ainda tem muito pano pra manga…

Anúncios

2 Respostas para “PROJETOS DE LEI SOPA E PIPA SÃO ARQUIVADOS

  1. Tudo acabado em CARNAVAL! HUUUUUUGOOOOOOOOOO!!! Hehehehe!!!Muitos países, governos e famílias, inclusive aqueles(as) que nunca sofreram com uma ditadura, têm segredos medonhos. Até o escroto-caloteiro-hipócrita do LIEFELD deve ter (ou não…) sua “lista negra dos comics” e “costas quentes”.

  2. Pingback: VOZ NA INTERNET E A SOMBRA DA ACTA | RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s