SOPA, PIPA E A CENSURA NA INTERNET

Nesta quarta-feira, muitas empresas de internet como o GOOGLE e a WIKIPÉDIA estão protestando contra a SOPA e a PIPA. Não estou falando de sopa alimento e nem de pipa que voa no céu, mas sim de dois projetos de lei norte-americanos que se aprovados vão trazer a censura para a internet e limitar em muito a liberdade de informação mundial.

Em fevereiro será votada na congresso americano a lei de Combate à Pirataria Online (Stop Online Piracy Act – SOPA sigla em inglês) que pretende responsabilizar empresas de serviço da internet pelos conteúdos suspeitos e qualquer material pirata difundido, as forçando a controlar o acesso a estas coisas (algo semelhante ao que ocorre na China). Isso tornaria empresas como Twitter e Google responsáveis por conteúdos com direitos autorais compartilhados entre seus usuários.

COMO ISSO TE AFETA?

Um ponto da lei defende deixar off-line sites estrangeiros (incluindo brasileiros) se forem acusados de conteúdo suspeito ou que firam direitos autorais. A lei pode punir um site simplesmente se um comentário possuir link para algo que eles considerem suspeito.  Como mais da metade da internet é hospedada nos EUA, se a lei for aprovada isso vai afetar a internet mundialmente.

PROTESTOS

Muitos sites tem feito nesta quarta-feira (18/01) diversos tipos de campanhas contra a SOPA e a PIPA. O mote da campanha é: “acabe com a pirataria, não com a liberdade”. A Wikipédia encerrou suas atividades por 24h como protesto, e lançou a reflexão “imagine o mundo sem o conhecimento livre” . Para mostrar seu repúdio ao projeto, o Google colocou uma tarja preta sobre seu logo, e quando clicado encima ele diz que milhares de americanos são contra qualquer projeto que vise algum tipo de controle sobre a internet. O link direciona a um comunicado de protesto, e ao lado uma mensagem de “erro no servidor” indica um link para reclamar de instabilidade no site, mas na verdade leva o visitante a um abaixo assinado contra as leis. Leia o comunicado:

“Dois projetos que estão no Congresso, conhecimentos como o Protect IP Act (Ato de Proteção ao IP, ou Pipa) e o Stop Online Piracy Act (Ato para o fim da pirataria online, ou Sopa) irá censurar a web e impor regulações prejudiciais aos negócios norte-americanos. Milhões de usuários da internet e empreendedores já se opõem à Sopa e à Pipa.

O senado começará a votar no dia 4 de janeiro. Por favor, deixe que eles saibam como você se sente. Assine a petição exigindo que o Congresso vote NÃO para a Pipa e para a Sopa antes que seja muito tarde.”

O Google trás diversas informações sobre o caso e ainda uma lista com empresas que são contra as leis, veja elas AQUI.

Não podemos ficara calados, sabemos como a censura e qualquer tipo de controle é perigoso e uma regressão. A pirataria é algo ruim, mas estas não são maneiras eficientes de se corrigir o problema, pois de certo modo trariam mais prejuízos do que lucro para todos, seja financeiro para empresas ou intelectual para os usuários. E você? O que pensa sobre isso? Debata com seus amigos, levante o debate, vamos pensar sobre o assunto.

Anúncios

6 Respostas para “SOPA, PIPA E A CENSURA NA INTERNET

  1. Depende do que essa gente chama de “conteúdo suspeito”. Se for pra derrubar sites de pedofilia, necrofilia, vomitadores anoréxicos… mas, só querem polemizar como esse “falso estupro” do BBBOSTA. QUE VÃO À MERDA!!! XP X(

    • Toda e qualquer forma de controle deve ser evitada. Ninguém sabe o que se passa na cabeça de quem controla. Deve-se estabelecer o seu controle dentro de sua casa, e os limites dentro de sua mente.

  2. Que os EUA vão a merd4, logo logo a internet vai acabar, Megaupload já está fora do ar, revoltante, logo vão começar a derrubar redes sociais, etc… O mundo acaba em 2012 ~~”

  3. Pingback: PROJETOS DE LEI SOPA E PIPA SÃO ARQUIVADOS | RÓDJER GOULART BLOG

  4. Pingback: PROJETOS DE LEI SOPA E PIPA SÃO ARQUIVADOS | RÓDJER GOULART BLOG

  5. Pingback: VOZ NA INTERNET E A SOMBRA DA ACTA | RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s