COMO SURGE O GOSTO PELA LEITURA?

Todos sabem que o Brasil tem fama de não ser um país que cultiva o hábito da leitura. Nos dias de hoje saber ler e interpretar o que está lendo é essencial para ter uma boa cultura e até mesmo saber se expressar com clareza. Como despertar o gosto da leitura nas pessoas? Porque na escola muitas vezes não gostamos de ler, mas depois surge um gosto repentino? O que os quadrinhos podem fazer por isso?

LITERATURA NA ESCOLA

No nosso período escolar, os professores costumam indicar um tipo de literatura que não agrada a maioria dos jovens, usa termos a qual não estão acostumados, acaba sendo maçante e os afastando dos livros. Nos tempos de hoje existem muitas formas de entretenimento para os jovens, como cinema, games e internet, e acabam sendo concorrência direta para os livros. Existem algumas produtoras que transformam estes concorrentes em aliados, transformando os livros em séries, filmes e games e chamando um novo público para suas obras (grande parte das vezes as adaptações ficam devendo para os livros, mas ainda assim fazem um grande barulho).

COMO OS LIVROS CATIVAM?

A princípio eu não acho que o gosto pela leitura pode ser imposto, ele tem que ser gradual e espontâneo da pessoa. Um livro é como um amigo – ninguém vem do nada e te apresenta uma pessoa forçando você a ser amiga dela, você se torna amigo da pessoa pela identificação com ela, por se sentir bem estando com ela. O gosto pela leitura surge quando encontramos aquele livro especial, que nos cativa e nos faz viajar, mergulhar de cabeça no universo apresentado. Com o advento de blogs e afins, as pessoas tem escrito muito mais, e isso as leva a ler mais também, pois precisam de fontes para seus textos, informações par criarem bases, etc.

QUADRINHOS

Conheço muitas pessoas que aprenderam a ler com histórias em quadrinhos, sejam  de super-heróis, da Disney ou Turma da Mônica. Aqui no Brasil ainda se tem a cultura de que quadrinhos são coisas para crianças, e por isso é comum este tipo de coisa acontecer. Acredito que os quadrinhos podem sim serem uma forma de leitura instigante, pois exercitam a interpretação de cenas e possuem uma dinâmica que atrai. Assim como nos livros, existem muitos gêneros nos quadrinhos, e olhando com atenção a pessoa pode encontrar algum que lhe atraia. Através das novas plataformas digitais, um novo tipo de leitor vem surgindo, que pode consumir não só seus quadrinhos mas também seus livros favoritos em qualquer lugar e a qualquer hora. O mercado já está de olho nisso, e daqui a alguns anos tornará se um hábito baixar suas obras favoritas na sua plataforma portátil.

A leitura é um lazer magnífico que nos pega pela mão e nos arrasta para mundos fantásticos, nos apresenta a novos amigos e nos ensina lições únicas. Para se adquirir gosto pela leitura, você deve procurar aquele livro que te cative, que te empolgue e o faça devorar cada página com uma fome voraz. E para quem quer produzir, esforce-se para que sua obra seja imersiva e rica, pois com certeza ela pode se tornar o melhor amigo de alguém.

Anúncios

Uma resposta para “COMO SURGE O GOSTO PELA LEITURA?

  1. Pingback: LIVRO DIGITAL | RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s