A ARTE DE ENSINAR

Como já falei aqui outras vezes, sou monitor do curso de quadrinhos do Dinamo Studio aqui em Porto Alegre, e neste último sábado eu tive a experiência de ministrar uma aula. Neste poste irei comentar as minhas experiências em lecionar e monitorar.

PRIMEIRAS AULAS

Há muitos anos, acredito que em 2004, a pedidos de alguns amigos eu ministrei um “curso” de desenho na escola a qual havia feito o ensino médio em Três Passos, interior do estado. Era um curso de vinte aulas a qual eu havia usado revistas de “aprenda a desenhar” como base para montar a didática. Tive apenas dois alunos mas foi muito interessante (na verdade tive um terceiro que era uma praga e depois que ele saiu da sala do nada e eu arremessei o material dele pela porta, ele nunca mais voltou). Eu nunca havia tido um curso de desenho, apenas havia assistido algumas vezes meu irmão tendo aulas no curso de desenho a qual monitoro hoje, mas foi uma experiência interessante. Mais tarde eu dei aulas de desenho particular para um garoto.

MONITORANDO

Me tornei monitor no curso de quadrinhos em meados de 2008, quando entrei no estúdio. Sempre achei interessante monitorar nas aulas, pois além de uma forma de relembrar as aulas é bacana analisar os exercícios dos alunos e ajudá-los a encontrarem a solução. Uma das aulas a qual mais gosto de trabalhar é do nível dois do curso, onde o foco são as técnicas de quadrinhos e arte-sequencial. Nesta aula eles precisam fazer uma releitura de algumas páginas de alguma revista que eles gostem. É muito gostoso quando eu consigo ajudá-los a criar e elaborar a página, mostrar um caminho a qual eles não haviam notado. De certo modo eu acabo aprendendo junto com eles.

Eu ainda tenho muito o que aprender, mas quando estou lá no curso ajudando os alunos consigo ver o quanto eu evoluí. Agora entendo o porque de tantas pessoas se tornarem professores mesmo sendo um trabalho as vezes estressante e mal remunerado. Não existe nada mais gratificante do que ver alguém aprendendo e aprimorando o conhecimento e saber que você auxiliou naquilo de alguma forma. Ensinar não é uma tarefa das mais fáceis, mas é extremamente divertida.

Deixe um comentário

