COMENTÁRIOS DE DVD

Eu sempre fui fascinado por bastidores de produção de filmes, sempre curioso para saber os detalhes de desenvolvimento das obras que me cativam. Há algumas décadas atrás era um pouco difícil conseguir estas coisas, mas hoje em dia as próprias mídias digitais já fornecem uma enorme gama de extras sobre a película. Uma das que mais acho interessante é a opção de ver o filme com comentários.

Um filme é um trabalho resultado da dedicação de muitas pessoas que passam meses a fio envolvidas no mesmo projeto. Os melhores filmes possuem múltiplas camadas, que vão desde a mais rasa para o público geral pegar, até a mais profunda, que amplia o universo do mundo e dos personagens, deixando a obra ainda mais rica. Eu normalmente assistia apenas os extras que falavam de efeitos especiais, erros de gravação e entrevistas com o elenco, mas certa feita decidi assistir a um filme com comentários do diretor e elenco. Me senti em uma sessão especial com os produtores, onde explicavam escolhas de cena, comentavam o processo de produção, se divertiam escolhendo suas cenas favoritas e até as peculiaridades da trilha sonora.

Os comentários de alguns filmes são verdadeiras aulas de cinema, onde os produtores e roteiristas dão dicas sobre o processo de elaboração e montagem de cada etapa. Numa noite de insônia eu recorri aos comentários do filme PIRATAS DO CARIBE – A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA, e me deparei com três opções – como estou desenvolvendo o roteiro da Dragão Escarlate eu escolhi os comentários dos roteiristas do filme. Foi fantástico ouvir eles falando de como foi o processo de elaboração do roteiro, das alternativas de história que não foram aceitas e das pequenas alterações que não estavam no roteiro e acabaram sendo feitas no momento da gravação. Consegui muitas dicas e informações especiais que estão sendo úteis na elaboração das minhas ideias. Certos filmes se tornam até mais divertidos quando vistos com comentários, como é o caso de DESVENTURAS EM SÉRIE. Particularmente é um filme que adoro, mas ver ele com o diretor trollando o escritor do livro é impagável.

Dentre as opções de extras de um filme, os comentários de produção talvez sejam uma das que mais enriquece a experiência de diversão e envolvimento  com o mesmo. Experimente pegar aquele filme que você adora e selecione a opção dos comentários, você nunca mais o verá com os mesmos olhos.

Deixe um comentário

