LINGUAGEM DOS QUADRINHOS

Neste fim de semana eu estava conversando com meu amigo e colega de estúdio Maurício Dias sobre quadrinhos e sua linguagem, acabamos debatendo algumas coisas bem interessantes a qual achei válidas para abordar em um post.

QUADRINHOS E O CINEMA

Muito se fala do dinamismo do mangá, de como ele consegue passar o dinamismo do cinema para as páginas, pegando emprestado um pouco da ação e emoção da sétima arte, mas talvez a questão do quadrinho vai além disso. O quadrinho não deve pegar o dinamismo do cinema para se fazer valer em sua arte, mas sim deve se valer de recursos e técnicas que são próprias de sua linguagem.

Ultimamente ando fugindo do nicho de mangá e lendo mais comics, graphic novels e quadrinhos alternativos. É incrível a variedade de técnicas que existem de um estilo para o outro, e todas com recursos interessantíssimos de narrativa e estética que apenas nos quadrinhos você poderia encontrar. Ultimamente os games e filmes estão tentando pegar emprestado técnicas de quadrinhos, como no caso dos filmes do diretor Zack Snyder. Ele faz cenas em câmera lenta, ângulos impossíveis e usa de muito dinamismo, mas ainda assim não consegue reproduzir o efeito exato conseguido em uma página de HQ.

CONTROLE DO TEMPO

Uma das principais ferramentas dos quadrinhos é a forma de controlar a passagem de tempo. O artista consegue dominar e brincar com o tempo dentro da história conforme lhe convém, manipulando a forma como o leitos vai compreende-la. Existem quadrinhos que te proporcionam uma leitura rápida, e outros que possuem a mesma quantidade de página mas parecem te segurar muito mais.Isso não quer dizer que uma seja melhor que a outra, mas sim são propostas diferentes.

Quanto mais eu tenho estudado e lido sobre quadrinhos, mais tenho observado como existem mecânicas muito ricas e inteligentes muito bem aplicadas por gênios como Will Eisner, Allan Moore, Neil Gaiman, etc. Se você esta habituado a ler apenas um gênero de quadrinhos, recomendo um passeio por outros estilos, para se surpreender ao ver como as histórias contadas com imagens sequenciais podem ser variadas e fabulosas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s