HUMILDADE PROFISSIONAL

(obs. A imagem acima é o trigrama CHIEN do I-Ching, e significa HUMILDADE.)

Estes dias uma amiga minha que é estudante de design estava conversando comigo sobre alguns artistas iniciantes que ela conhecia e eram extremamente arrogantes, se achando o último cogumelo verde do jogo do Mario Bros. Parei para analisar em como a humildade (e a falta dela) influenciam na grandeza de um artista.

A HUMILDADE DOS GRANDES

Eu conheço muitos artistas de sucesso, que possuem trabalhos reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade e competência, e posso dizer que a grande maioria deles é de uma humildade assombrosa. Normalmente pensamos que por uma pessoa ser talentosa ela terá tendência a arrogância, e de fato com algumas pessoas é assim, porém só aqueles que são humildes conseguem se manter e destacar. Ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa arrogante, que se acha superior e melhor do que todos, sem falar que a pessoa que acredita já estar no topo da árvore tende a não evoluir mais, se mantendo estagnada no seu mundinho onde ela é a perfeição.

Não estou dizendo que a pessoa não deva confiar em seu taco e se achar uma inútil, um pouco de egocentrismo é saudável e necessário, mas com parcimônia. Você deve valorizar as suas qualidade, acreditar no seu potencial e sempre lutar com garra para ficar cada vez melhor, mas deve ser humilde com os que estão começando e ter respeito com aqueles que já estão na estrada a mais tempo que você. Sempre haverá alguém pior que você e sempre haverá alguém melhor que você, isso é fato.

O MEDO DOS INICIANTES

Algumas pessoas que desejam começar sua jornada pelo mundo das artes ficam com medo de mostrar seus desenhos para alguém com mais experiência, por medo de algum comentário ruim ou desaprovação. Acabam fazendo suas artes para si mesmo, ou mostrando apenas para amigos e parentes (que sempre possuem um elogio pronto na manga). Ouvir apenas elogios é limitador para o artista, pois o faz se manter em uma zona de conforto, impedindo que ele evolua em sua arte. Não há nada pior do que um artista iniciante que se acha profissional quando nunca teve seu trabalho avaliado por alguém que esta na estrada a muito mais tempo.

É bobagem ter medo de mostrar seu trabalho para quem entende, pois só alguém que seja bom na área vai possuir um olhar clínico para encontrar seus defeitos e dar dicas certas para que você possa se aprimorar. Um verdadeiro profissional sempre falará a verdade sobre sua arte, analisando suas qualidades e defeitos e dando forças par que você melhore. Existirão os trolls que vão falar mal de seu trabalho por inveja, desgosto ou pura falta do que fazer. Comentários ruins sempre irão existir, afinal dificilmente uma arte vai agradar a todos, você deve saber distinguir aqueles que são embasados e sinceros daqueles que são maldosos e apenas querem lhe agredir.

A maioria dos artistas estudaram e praticaram muito para possuir o talento que possuem (rara exceções de alguns gênios, mas são muito raros). Ser humilde vai muito além da arte, é algo que vem de berço e reflete no contato social do seu dia-a-dia, é algo que abre portas e amplia horizontes. Analise os grandes e você verá o quanto a humildade faz parte de sua grandeza.

Anúncios

5 Respostas para “HUMILDADE PROFISSIONAL

  1. Tudo é relativo nesta vida. Independente da tua crença, sempre haverá um contraponto comprovando esta relatividade. Não acredito que alguém seja capaz de agir com humildade frente a todas as outras pessoas ao redor. Somos diferentes com cada pessoa e isso nos permite expressar nossas mais variadas facetas.
    Somos capazes de ser arrogantes e egocentricos para com o mundo e ainda assim sermos humildes o suficiente para acreditar que somos o lixo do lixo, um pó frente ao resto do universo. Um não exclue o outro, lembre-se disso.
    Acredito que o termo certo não seja humildade, mas cooperação, independente da maneira como você vai agir. Para mim, os fins justificam os meios, independente da situação. Mais vale alguém que lhe deu um tapa e lhe fez ver na direção certa do que alguém que passou a mão na sua cabeça e não lhe proporcionou evolução alguma.
    Apesar do meu desacordo, este é um assunto bem interessante a tratar. Apenas com discussões e contrapontos evoluímos a nossa visão sobre o universo que nos circunda, não? ;}

  2. Pra mim, todo ser humano tem tendência a ser arrogante, principalmente com o passar do tempo. O que falta são pessoas para mostrar o caminho da humildade.

  3. Acredito que ser “arrogante” seja natural…percebo que sou assim,mas o faço com um mínimo de educação pra não ofender as pessoas,pq reconheço minhas falhas e minha natureza torta,então acho legal a pessoa colocar toda arrogancia no desenho/trabalho dela…vai sair algo de “estilo sarcástico” sem igual!
    gosto desse blog!
    :3

  4. Profissionalmente falando acho que não cabe arrogância. Sempre dá pra aprender mais. Sempre haverá quem saiba mais do que a gente e tu tem que ter consciência disso pra poder tirar o máximo de proveito que puder do conhecimento que podem ter pra te passar, ou mesmo das situações que tu pode viver. Não como se tu fosse uma sanguessuga fingindo humildade pra tirar vantagem dos outros( que é o que muita gente faz mas no fundo se acha ~~~o foda~~~ ) a humildade tem de ser verdadeira. Senão for, melhor que seja mesmo um babaca arrogante. E depois a gente vê onde o sujeito vai parar agindo assim. LOL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s