DISNEY É SÓ PARA CRIANÇAS?

Hoje é dia 09/10/11, não é demais? Ok, talvez não seja, mas o tema de hoje não são coincidências-numéricas-e- datas-irrelevantes, mas como estamos perto do dia das crianças, resolvi fazer um post sobre a Disney e suas animações. Será que as animações do Disney são obras apenas para bobinhas para crianças e nada mais?

Eu assisti hoje a tarde a animação A Bela e a Fera, a qual fazia muitos anos que eu não assistia. Além da sensação nostálgica que tive em re-ver esta obra que eu havia assistido quando era muito pequeno, procurei analisá-la como filme e obra animada em si. Acho fantástica a maneira natural e suave que os personagens se movem, deslizando pela cena de maneira graciosa e passando a emoção necessária. A maneira como a história (normalmente um conto de fada) é abordada é gostosa, nos fazendo mergulhar no universo cheio de cores e magia apresentado diante de nós. A cada cena os personagens cantam e dançam, mas não chega a estragar a diversão pois muitas vezes são músicas engraçadinhas.

O estilo de desenho que a Disney usa consegue ser estilizado e ainda assim realizar movimentos realistas. O estilo japonês de animação atual tão consagrado nos dias atuais possui influencia direta da Disney, pois Osamu Tesuka (ilustrador que definiu o mangá e o anime como os conhecemos hoje) era amigo de Walt Disney e admitiu a influencia em suas obras. De uns tempos paara cá, a Disney e a Pixar tem investido mais em obras digitais como Carros, Wall-E e Toy Story, mas ainda assim conseguem manter o espírito Disney presente desde os tempos antigos (já falei da Pixar em outro post AQUI).

Mas não é só na área da animação que a Disney se aventura, existem muitos filmes que carregam o seu logo. Muitos filmes musicais como High School Musical e Hanna Montana são da Dinsey, mas outros como Piratas do Caribe, TronPríncipe da Pérsia também são da empresa do ratinho de calção vermelho. Eu particularmente gosto dos filmes de aventura e ação da Disney, mas acredito que por ser uma empresa com muitas obras ligadas ao público infantil, os filmes tem seu potencial limitado pela metade.

Acredito que a Disney tenta ser como a Nintendo é nos games – Fazer coisas que possam ser entretenimento para toda a família. Isso faz com que suas obras não sejam infantiloides e bobas, mas sim emocionantes e cativantes na medida certa. As obras Disney sempre nos trazem uma sensação nostálgica e mágica, de um tempo em que o mundo era mais simples e até por que não dizer inocente. Pegue alguma animação da Disney que você viu quando pequeno e tente ver com outros olhos hoje em dia e viaje de volta a um mundo que a muito pode estar esquecido dentro de você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s