STEVE JOBS

Como você já deve saber, no dia 04 de Outubro faleceu o grande Steve Jobs, gênio por trás da empresa Apple. É de conhecimento geral que ele era um homem importante e revolucionou a tecnologia da informática, a tornando no que conhecemos hoje. O que podemos aprender com a vida deste que foi um dos grandes gênios da atualidade?

A vida não foi fácil para Jobs, e ele penou muito para poder chegar até onde chegou. Seus pais biológicos o colocaram par adoção por não possuírem condições de darem a ele uma boa educação. Com 17 anos foi para faculdade, mas após seis meses saiu de lá pois não suportava ver seus pais de classe média se sacrificando para mantê-lo em um lugar que não estava o ajudando a descobrir o que queria na vida. No fim da década de 70 se uniu a Steve Wozniak para fundar a Apple (cujo o símbolo da maçã mordida remete ao fruto do conhecimento da história de Adão e Eva), e através de seus projetos iniciaram uma nova fase na era digital, inovando em interface e formas de operação (foram eles que criaram o mouse). Em 84, o Macintosh fez um grande estardalhaço por possuir recursos de tipografia, desenho e uma interface gráfica atrativa. Em 85 Jobs foi forçado a deixara Apple por decisão do conselho administrativo da empresa, e com isso criou a NeXT. Em 86 comprou a Pixar da LucasFilm, assunto que já tratei no blog AQUI. No ano de 97, a Apple comprou a NeXT, é assim Steve Jobs voltou como consultor a sua antiga casa. Com a criação do IMac, a empresa conseguiu se erguer de uma crise financeira que quase fechou suas portas. Aos poucos a Apple foi se ramificando e revolucionando a área das comunicações e eletrônicos com seus IPhone, IPod e IPad.

Em 2004 Steve Jobs foi diagnosticado com um câncer pancreático, e continuou a trabalhar até seu afastamento em Janeiro deste ano, quando nomeou Tim Cook para ficar no seu lugar como CEO (Chief Executive Officer) da empresa. Durante os sete anos que esteve na luta contra sua enfermidade, ele aproveitou e trabalhou com afinco.

“Quando eu tinha 17 anos, li uma citação que dizia mais ou menos assim: ‘Se viver cada dia como se fosse o último, um dia você acerta’; Eu nunca me esqueci”.

Outra marca de Jobs era a forma criativa que usava para apresentar as inovações de sua empresa, em apresentações aguardadas por milhares de pessoas. Na internet é possível encontrar muitos vídeos de apresentações, bastidores e palestras feitas por Jobs, onde ele fala de seu trabalho, sua vida e tudo mais de uma maneira dinâmica. Eu escolhi para mostrar aqui o vídeo de um discurso feito por ele em 2005 para uma turma de formando na universidade de Stanford na Califórnia.

Discurso inspirador de Steve Jobs em Stanford

O site G1 reunião algumas das mais celebres frases de Jobs:

“Eu acho que [a tecnologia] fez o mundo ficar mais próximo e continuará fazendo isso. Existem desvantagens para tudo e consequências inevitáveis para tudo. A peça mais corrosiva da tecnologia que eu já vi se chama televisão, mas novamente, a televisão, no seu melhor, é magnífica.” – Revista Rolling Stone, dezembro de 2003

“A principal razão para a maioria das pessoas comprarem um computador para suas casas será para se conectar a uma rede nacional de comunicações. Estamos apenas nos primeiros estágios do que será uma grande revolução para a maioria das pessoas – tão revolucionária quanto o telefone.” – Revista Playboy (edição americana), fevereiro de 1985

“A cura para a Apple não está no corte de preços. A cura para a Apple está em inovar o meio de sair deste problema” – Apple Confidential: The Real Story of Apple Computer, 1999

“Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que eu fazia. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores. Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado [o que gosta de fazer], continue procurando. Não pare. Do mesmo modo como todos os problemas do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer relacionamento longo, só fica melhor e melhor ao longo dos anos. Por isso, continue procurando até encontrar, não pare” – discurso durante formatura em Stanford, 2005

“Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Por que quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de se envergonhar ou de errar – isto tudo cai diante da face da morte, restando apenas o que realmente é importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para eu saber evitar em pensar que tenho algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração.” – discurso durante formatura em Stanford, 2005

Tenha vontade, tenha juventude. Eu sempre desejei isso para mim. E agora, que vocês se formam para começar algo novo, eu desejo isso para vocês” – discurso durante formatura em Stanford, 2005

Acredito que a grande revolução de Jobs foi fazer a tecnologia se tornar mais acessível para as pessoas comuns, simplificando e facilitando termos e recursos que antes eram exclusivos de nerds e geeks de plantão. Sempre pensando em uma forma de deixar tudo mais intuitivo, de fácil acesso e além disso com um design elegante e atraente para os olhos. Steve Jobs nos mostrou que é possível mudar o mundo com ideias inovadoras e criativas, e que sempre existe uma maneira mais fácil e melhor de se resolver problemas. Que descanse em paz.

Fontes: Wikipédia e reportagens diversas na mídia.

Deixe um comentário

