RETRÔ E VINTAGE

Há muito tempo se diz que tudo neste mundo já foi inventado, que o ser humano já esgotou as possibilidades de sua criatividade. Por esta razão, a moda sobrevive de trazer e mesclas tendências do passado e até mesmo o cinema produz cada vez mais remakes. A onda retrô e vintage esta com força total, mas será que é pela falta de ideias novas ou por nostalgia de outros tempos?

O termo retrô é usado para designar coisas modernas que são customizadas ou possuem um design que remete a coisas do passado, já o termo vintage se aplica a coisas originais das épocas de 20 a 60 que são usadas hoje em dia. O setor que mais usa do vintage e do retrô é o da moda, pois a cada temporada traz de volta algo que foi tendência no passado, seja em um acessório simples, um corte de cabelo, maquiagem ou um look completo mesmo. Tem sido comum esta onda do passado nos móveis, veículos e até mesmo no cinema, com cada vez mais filmes adaptando seriados e películas antigas com uma nova roupagem, ou mesmo fazendo sequências e prequências de antigas obras.

Apesar de parecer simples, entrar nesta onda do passado exige bom senso e equilíbrio para não cair no ridículo. O mundo de hoje não é o mesmo de antigamente, por isso deve-se usar com cuidado e de forma inteligente, ou vai acabar parecendo alguém saindo de uma festa a fantasia maluca. A chave esta justamente na combinação para formar novos padrões através de conceitos já usados anteriormente. Criatividade não é apenas criar algo do nada, mas também usar de referências externas para fazer algo único e novo. Atualmente está na moda trabalhar fotos com uma roupagem retrô através de recursos como o Instagram.

Acredito que muito destas ondas surgem pelo valor nostálgico, por lembrarem momentos ou remeterem a uma época diferente da nossa, a uma saudade daquilo que não vivemos. O mundo hoje anda tão acelerado que nem temos tempo para aproveitar as coisas que surgem, por isso acredito que resgatar coisas do passado é uma melhor forma de aproveitar as ideias e coisas que entraram em desuso não por serem ruins, mas simplesmente porque surgiu algo mais moderno. Um bom exemplo disso são os games antigos, que mesmo em dias de videogames modernosos com gráficos ultrarrealistas e o desuso do controle, ainda possuem apreciadores que criam jogos nos moldes de suas antigas plataformas simples e divertidas.

Existem muitas ideias e coisas do passado que valem a pena serem olhada com novos olhos e trazidas para os dias atuais. Não acredito que as ideias tenham acabado, elas sempre foram as mesmas, o que muda são os recursos e as formas como as usamos . O futuro é o passado retirado do armário e espanado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s