POR UM MUNDO MAIS DIVERTIDO

Nesta vida, nem sempre fazemos apenas aquilo que temos vontade, muitas vezes é preciso também se fazer aquilo que se deve fazer. Desde pequenos somos programados a obedecer rigidamente ou seremos punidos, a estudar na escola lendo e re-lendo a matéria até ela fixar magicamente na nossa mente, a nos tornarmos adultos sérios e que apenas cumprem seu trabalho – Mas por que tem que ser assim? Será que as coisas não seriam mais interessantes se fossem mais divertidas?

Quando crianças, nos divertimos mais por termos menos responsabilidades, por sermos inocentes perante o mundo e sua face mais perversa, porém quando crescemos a sociedade nos impõe um comportamento mais sério, onde a espontaneidade e a diversão não tem lugar. A sociedade nos impõe que pessoas bem sucedidas são sérias, que conseguiram chegar lá com sacrifício e sem tempo para diversão, porém nos tempos de hoje, muitas empresas perceberam que funcionários que se divertem no trabalho produzem mais e melhor. Isto é mais comum de ver em empresas que lidam informática ou criatividade, que precisam de funcionários com a mente produtiva.

O sistema de ensino que possuímos vem se arrastando a anos, e em um mundo onde a tecnologia revolucionou tudo, ele ficou para trás. Não podemos manter as mesmas formas de passar conhecimento para as crianças nos dias de hoje, com a internet e a tecnologia acelerando cada vez mais rápida, com as informações rompendo barreiras em questão de segundos. Com tantos atrativos e distrações, fica difícil para uma criança manter o interesse nos livros e na professora escrevendo no quadro negro. Já existem iniciativas que empregam o uso de métodos mais dinâmicos no ensino, possibilitando interações maiores entre o aluno e o conteúdo, fazendo com que eles consigam explorar a matéria de forma mais divertida e interessante. Infelizmente este tipo de ensino muitas vezes exige um preparo e recursos não disponíveis na maioria das escolas brasileiras.

Eu acredito que podemos empregar a diversão em qualquer atividade que desempenharmos. Você pode tornar uma faxina em casa divertida colocando uma música animada a todo volume e cantarolando sem medo do que os vizinhos irão pensar, pode tornar uma longa viajem divertida lendo um livro que seja de seu interesse, ou até um trabalho entediante em que você precisa ficar parado o dia inteiro pode ficar mais interessante se você tiver alguém para conversar. Quando nos divertimos, conseguimos render mais em nossa função, pois o bom humor e a felicidade são combustíveis para a mente, mas deve-se ter moderação para não acabar se distraindo com a fonte de divertimento. A diversão deve ser um complemento, não o foco.

Não existe apenas um caminho para se fazer as coisas, podemos inovar, usar a criatividade para deixar o que é banal muito mais interessante e agradável. O mundo já é tão chato com suas regras, problemas e complicações, vamos procurar fazer as coisas de forma mais divertida e expandir esta rede de alegria para todos ao nosso redor.

Anúncios

Uma resposta para “POR UM MUNDO MAIS DIVERTIDO

  1. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão. Muito trabalho e pouca diversão faz do Rogério um bobão…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s