NEON GENESIS EVANGELION

Há 16 anos surgia uma das obras mais influentes nos animes na década de 90. Neon Genesis Evangelion (ou Shin Seiki Evangelion) foi um marco da animação japonesa através de sua trama misteriosa, personagens cativantes e combates avassaladores. Mesmo após tantos anos, Evangelion ainda faz barulho e mantém seu lugar no coração dos fãs.

A trama ocorre no ano de 2015, metade da população foi dizimada após uma terceira guerra mundial e um misterioso meteoro que caiu na Antártida, causando alterações climáticas e o chamado segundo impacto (o primeiro seria o que dizimou os dinossauros). Estranhas criaturas gigantes conhecidas como Shitôs ou Angels surgem e causam mais destruição na cidade de Tóquio-3. Uma organização chamada NERV (Nervo em alemão) conseguiu capturar uma destas criaturas, a qual deram o nome de Adão, e através dele criaram clones geneticamente modificados para servirem como máquinas de combate contra os Angels – Estes são os EVAS ou unidades Evangelion. Os Angels aparecem com a intenção de chegar até Adão, que está preso na base subterrânea da NERV. Acredita-se que se um Angel entrar em contato com Adão, terá inicio um terceiro impacto.

Rei Ayanami

Apesar de toda trama política e das cenas de ação, o que se destaca na trama de Evangelion é o foco que se da na relação entre os personagens e os seus dramas psicológicos. Os pilotos dos EVAS são crianças “escolhidas” de 14 anos, e se apresentam com personalidades e conflitos convincentes a adolescentes em meio a um cenário tão conturbado. O complexo e antissocial Shinji Ikari, filho do comandante da NERV Gendoh Ikari e designado como piloto da unidade EVA-03. Os outros pilotos são a jovem protegida do comandante Ikari e misteriosa Rei Ayanami, que pilota a unidade EVA-01 e a explosiva  e orgulhosa Asuka Langley Soryu/Shikinami Asuka Langley. Liderados nas missões pela major Misato Katsuragi, eles pilotam seus EVAS em combates de tirar o fôlego contra os mais variados e estranhos tipos de Angels. O design dos EVAS também foi algo que chamou a atenção, pois não se tratam de apenas gigantescos mechas armadurados como os Gundams, mas sim de ciborgues humanóides com corpo atlético, a qual os pilotos controlam através de uma ligação neurológica. Eles possuem um vasto arsenal de armas de fogo e armas brancas para auxilia-los no combate contra os Angels, além do chamado “campo de terror absoluto” (ou A.T. Field) que consiste em uma espécie de campo de força emanado naturalmente tanto por eles, quanto pelos Angels.

Esta obra foi produzida pelo estúdio GAINAX (criadores de sucessos como Nadia: The Secret of Blue Water e FLCL) após um hiato de quatro anos em que estavam estagnados. O mangá surgiu em fevereiro de 1995 nas páginas da Shonen Ace por Yushiyuki Sadamoto e Hideaki Anno (no Brasil publicado pela editora Conrad). Devido a várias pausas do autor, o mangá não teve sua conclusão até hoje. O anime surgiu no dia 5 de outubro de 1995, com 26 episódios (já exibidos no Brasil pelos canais Locomotion e Animax) e dois filmes lançados em 1997 (Neon Genesis Evangelion – Death and Rebirth, que consiste em uma compilação dos episódios da série, e The End of Evangelion, com uma outra visão para o final apresentado no anime). A série rendeu alguns spin-offs, como uma versão shojo do mangá chamada Neon Genesis Evangelion – The Iron Maiden 2nd, e um anime com os personagens em versão chibi chamado Petit Evangelion@School. Além de tudo, a série é um fenômeno de marketing, estampando desde celulares até perfumes baseados nos personagens.

Desde 2003, o estúdio GAINAX tem trabalhado com o estúdio Khara em uma série de quatro filmes, onde a história de Evangelion esta sendo recontada de uma forma definitiva. Até agora já foram lançados os filmes Rebuild of Evangelion 1.01 – You are [not] alone e Rebuild of Evangelion 2.22 – You can [not] advance, e o terceiro se chamará Rebuild of Evangelion 3.0 – Quickening, e tem previsão de lançamento para 2012. Há anos se fala em uma versão live-action de Evangelion produzida em Holywood, e como a maioria das adaptações de anime para o cinema são desastrosas (pra não dizer todas), os fãs tem torcido para que este filme nunca seja feito. Assim como a também polêmica adaptação de Akira (a qual já falei no post sobre o anime AQUI), a trama do live-action se passaria em uma nova versão de Nova York, e não de Tóquio, e os personagens teriam suas nacionalidade e nome trocadas para versões americanas. Até onde se sabe nenhum o projeto tem pulado de mãos em mãos nos estúdios de Hollywood, pois ninguém quer se comprometer com um projeto tão grande e com temas tão polêmicos.

Mergulhe neste mundo onde tecnologia, misticismo e religião se misturam e descubra porque esta é uma série que cativa tantos fãs até hoje. Esta obra foi um marco nos animes na década de 90 por trazer um novo foco para as velhas e batidas tramas das histórias de mechas. Mais do que entreter, Evangelion nos leva a pensar em nossos próprios dilemas e conflitos. Se você gosta de uma boa ficção-científica, grandes batalhas, tramas misteriosas e psicológicas, violência e personagens carismáticos, Evangelion é um prato cheio.

Anúncios

2 Respostas para “NEON GENESIS EVANGELION

  1. comecei a me interessar por evangelion a um tempo atras, o começo tanto da serie quanto o do manga são legais, mas da metade pro final achei muito ruim a historia, eles podeiram ter melhorado muito mais, espero que com esses reboot eles possam concertar isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s