RIO GRANDE DO SUL

Hoje é dia 2o de setembro, dia em que aqui no Rio Grande do Sul é celebrada a Revolução Farroupilha, uma guerra em que os gauchos tentaram sem sucesso lutar contra o império brasileiro. neste dia de celebração e festa, eu decidi fazer um post em homenagem a este povo que me acolheu também, falando de como é bacana viver aqui.

Pra quem não sabe eu não nasci aqui, mas sim no Mato Grosso, e passei uma parte da infância aqui , depois fui para São Paulo e voltei de lá com 8 anos de idade. Meus pais e parentes são todos desta terra, e pelo tempo em que vivo aqui, acredito que já possa tomar ela como berço. Apesar da fama de arrogantes, as pessoas aqui no Rio Grande do Sul são extremamente receptivas e simpáticas. Apesar de uma terra em que geralmente faz um clima frio, o calor humano é grande e acolhedor. Este povo feliz tem orgulho de passar suas tradições adiante, como o costume do chimarrão, que muito mais que uma bebida, é uma forma de cultivar o habito dos antigos e ter bom momento com os amigos.

Aqui é a terra das mais belas mulheres (mesmo que sejam um pouco cheias de si por isso), e prova disso são as dezenas de milhares de modelos que saem daqui para o resto do mundo (a atual Miss Brasil é daqui). Devido a um grande conservadorismo dos mais antigos e tradicionalistas, o estado ainda possui uma certa homofobia, que acaba se voltando contra o próprio estado através de piadas e chacotas do resto do Brasil. A imagem do estado lá fora não é das melhores, mas ainda assim o povo gaúcho é querido por todos, e o seu sotaque e gerias locais são facilmente reconhecidas onde quer que vá. Em praticamente todos os estados existe um CTG (Centro de Tradições Gauchescas), onde os gaúchos se reúnem para dançar e tocar suas musicas tradicionalistas (confesso que não é meu ritmo favorito, mas quando toca em algum lugar eu gosto de ouvir).

Enfim, este foi um singelo post falando sobre esta terra tão querida que me acolheu tão bem, e a qual eu ainda tenho muito o que conhecer e ver. Já viajei por muitas cidades deste estado, conhecendo belas paisagens e costumes diferentes, e pretendo um dia fazer uma viajem looonga para conhecer os principais pontos turísticos desta terra (quero ver nevar em Gramado). Longa vida ao Rio Grande do Sul TCHÊ! E como diz o hino, “Que sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra!”

Deixe um comentário

