FANZINES-PRIMEIROS PASSOS

Conheço muitas pessoas que gostariam de fazer fanzines, criar suas próprias histórias em quadrinhos e aventuras, mas sempre reclamam de não saber por onde começar. Neste post pretendo abordar os primeiros passos para aqueles que planejam se aventurar no mundo dos quadrinhos alternativos, como conceber a ideia básica e estrutura de seu projeto.

A primeira coisa a se fazer é definir bem a sua proposta de fanzine. Provavelmente você já deve ter em mente uma base da história e dos personagens. Escreva tudo o que vier na mente, na fase de elaboração da história é onde você deve soltar sua mente e ponderar bem cada elemento a ser trabalhado. Qual será o gênero da história?  Qual público você deseja atingir? Será um fanzine com personagens existentes ou uma história própria? Faça estudo dos personagens até encontrar a forma que o agrade. Desenhe um Model Sheet pelo menos dos personagens principais(imagem do personagem de frente, lado e costas, e seus detalhes em destaque). Recomendo que faça um desenho comparativo com os personagens todos de pé, onde pode-se comparar a altura de cada um.

É comum se pensar de início em uma grande saga com várias edições, mas deve-se tomar cuidado. Não são raros os fanzines que acabam ficando sem conclusão, o que acaba frustrando muitos leitores. Eu recomendo que você estruture um arco fechado de três ou quatro edições onde apresentará uma história fechada, uma aventura com início, meio e fim. No caso de você possuir uma grande saga, divida ela em arcos individuais que seguem uma ordem cronológica, assim você cativa o leitor que quiser comprar apenas um arco e também aquele que quiser acompanhar toda a trama. Imagine o primeiro arco como o episódio piloto de um seriado de tv, onde todos os personagens e o mundo onde eles vivem são apresentados ao leitor.

O número de páginas deve também ser pensado, pois influi em vários fatores. No caso de um fanzine impresso, o número de páginas vai influenciar diretamente o custo de produção e em consequência o custo do fanzine em si. Na hora de pensar na quantidade de páginas, lembre-se que além da história em si, existe a capa, contra-capa, expediente e outras coisas que você pode colocar como extras para diferenciar seu trabalho. Por falar em custos, você deve definir  se vai querer ganhar dinheiro com seu fanzine ou se o fará apenas por diversão. Caso queria ter lucro com seu trabalho, o valor da revista deve ser no mínimo o dobro do valor que você gastou para produção da edição (por isso é interessante um baixo custo), e no caso de um fanzine por hobby, coloque o custo no mínimo sendo igual ao valor de custo da edição (porém recomendo que neste caso faça um fanzine on-line, pela baixa quantidade de gastos, mas trataremos de webzines em outro post).

Para você que quer iniciar um projeto, acho que estas dicas já estão de bom tamanho. Lembre-se de anotar cada ideia que vier na sua cabeça, e lembre-se que um fanzine é algo pessoal, e o único limite para sua obra é a sua criatividade. Deixe nos comentários suas dúvidas e ideias de temas para serem abordados nos próximos posts.

Anúncios

2 Respostas para “FANZINES-PRIMEIROS PASSOS

  1. muito interessante, faz anos que tento criar coragem de fazer um fanzine, muitas ideias, muitas histórias, até já comecei a escrever, mas sempre deixava pra lá por desânimo ou por outros problemas, contudo penso que este post pôde me orientar e definir de fato o rumo do meu fanzine. Vlw

    • Obrigado Lucas, esta é a intensão do post, e fico feliz que ele tenha sido útil pra você. Existem outros posts com dicas para se fazer fanzines no blog, e pretendo fazer mais alguns. Fique de olho! ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s