11/09 E OUTROS ACONTECIMENTOS

Como você já deve saber, exatamente hoje faz dez anos que aconteceu o terrível atentado as torres gêmeas em Nova York. Como eu adoro um bom post temático, decidi falar um pouco aqui sobre como estes grandes acontecimentos históricos as vezes passam despercebidos em nossas pequenas vidinhas.

Lembro até hoje onde eu estava a dez anos atrás no momento do atentado. Eu estava no primeiro ano do ensino médio e estudava de manhã, mas aquele dia havia faltado a aula pois estava com uma forte gripe. Meu plano era ficar em casa e assistir ao desenho do Homem Aranha que passava na Globo e eu raramente podia assistir, porém meus planos foram frustrados pela temível musiquinha do plantão de notícias da Globo (desde então, toda vez que toca aquela música eu penso: “FUDEU!”). Eles anunciaram que um avião havia se chocado em uma das torres do World Trade Center (até aquele momento eu desconhecia estes prédios) e que ainda não sabiam se havia sido um acidente ou atentado terrorista. Em seguida veio as imagens do segundo avião batendo na outra torre, e dai sim eu vi que a coisa era feia (e eu não iria conseguir assistir ao Homem Aranha aquela manhã).

Fiquei o resto do dia acompanhando as notícias sobre o atentado, as imagens das pessoas desesperadas saltando dos prédios, a comoção da população assustada e as torres vindo a baixo foram chocantes. Daquele dia em diante o nome Osama Bin Laden também ficou mundialmente conhecido, e os EUA já conseguiram montar um cenário maniqueísta de mocinhos e bandidos. Existem muitas teorias a cerca desta data, pequenos detalhes que alimentam a mente daqueles que são chegados em uma boa conspiração. Através do atentado e seu medo gerado, George W. Bush conseguiu sua reeleição, os EUA levantaram uma bandeira de guerra ao terrorismo, e através disso foram contra a vontade da ONU invadir o Iraque para tomar suas jazidas de petróleo. A caça ao maior terrorista do mundo acabou em maio deste ano, quando o Obama pegou o Osama (isso da margem pra muitos trava-línguas), e os EUA estão em estado de alerta para uma possível retaliação.

Os atentados as torres gêmeas foram os primeiros atos terroristas transmitidos ao vivo para o mundo inteiro. Vivemos diversos momentos que ilustram os livros de história nas escolas, mas muitas vezes nem nos damos conta de como isso pode influenciar nosso dia-a-dia. Depois do 11 de Setembro de 2001, o mundo entrou em um estado de alerta e paranoia (principalmente os EUA), e através do medo muitas pessoas se aproveitaram para fazer a festa. Ainda nos dias de hoje estamos vivendo revoluções a cada minuto, com governos caindo, pessoas se rebelando contra o estado e tentando fazer a diferença. O pior do estado de medo, foi que acabou respingando em pessoas inocentes, pois toda a comunidade muçulmana começou a ser vítima de preconceito e até mesmo violência.

Vivemos, discutimos, opinamos, refletimos e “curtimos” a história. Qual é o legado que o atentado do Osama deixou para nós? O que aprendemos com ele? Acontecerão outros como este, mas não podemos deixar o medo gerar ódio e causar mais destruições, corroendo o respeito e a harmonia já tão raro entre as pessoas. Caralho! estamos no século 21! Não acha que é uma vergonha ainda estarmos passando por problemas  como racismo, preconceito e coisas de séculos atrás?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s