OBRAS QUE ANIMAM

Em outras ocasiões eu já comentei aqui no blog sobre como gostaria como a arte é capaz de afetar as pessoas, influenciar seus ânimos e sentimentos. Neste post vou falar um pouco sobre alguns filmes que eu procuro assistir quando preciso animar um pouco.

O mundo não é fácil de lidar, e acredito que uma das principais funções da arte é levar o ser humano para outros mundos, outras realidades, assim esquecendo – nem que seja por alguns instantes – dos problemas de sua vida. A televisão é um dos maiores exemplos disso, pois mais da metade da sua programação é feita de programas de entretenimento massivo, sejam eles novelas com tramas manjadas, programas de auditório sem cérebro ou reality shows babacas. Mais do que entreter, eu acredito que a função da arte seja agregar algo novo as pessoas, a tornando seres humanos melhores. Se você prestar a atenção, grande parte das obras (pelo menos as melhores) possuem um ensinamento, uma lição de moral, alguma mensagem que o artista quis transmitir através de seu trabalho, afinal a arte nada mais é do que uma forma de expressão.

Uma das mídias que mídias que mais conseguem levantar as pessoas e agregar algo de bom é o cinema, com seu mundo fantástico e imediato onde tudo acontece bem diante de seus olhos, sem muito esforço. O cinema usa e abusa dos efeitos especiais, dos bons atores e da trilha sonora para embalar o espectador em sua viajem. Muitas vezes nos identificamos com a trama do filme por estarmos passando por alguns momento que lembra a situação do protagonista, ou mesmo por querermos passar por determinada situação. Eu lembro até hoje de quando assisti MATRIX no cinema em 1999 com meus amigos. Eu tinha apenas 14 anos e estava naquela fase da adolescência em que você não fica perdido e esta com a estima lá embaixo (ou seja, quase toda adolescência), e vi naquele filme surreal a mensagem de que nada é impossível, varia apenas o grau de dificuldade mas com determinação somos capazes de tudo. Eu estava com todo de preto com uma jaqueta preta gigante, e sai correndo do cinema como se pudesse voar como o Neo na cena final. Tenho um enorme carinho por este filme não só por acha-lo fantástico, mas também por tudo que ele significa pra mim.

Dentre todos os filmes que conseguem me animar, existe um em especial que me cativa demais: O FEITIÇO DO TEMPO. Para quem não conhece, neste filme o personagem de Bill Murray é um homem do tempo e vai cobrir em uma pequena cidade do interior dos EUA o “Dia da Marmota”, onde acaba ficando preso na cidade por causa de uma forte nevasca. A trama se complica quando ele nota que esta condenado a viver o mesmo dia não importa o que ele faça. Este filme tem o estilo clássico “Sessão da Tarde” e mesmo sendo antigo é um clássico, mas quando eu o assisto, consigo mergulhar fundo nas emoções do personagem, e por isso quando ele consegue quebrar o feitiço no fim, absorvo a alegria sem tamanho que ele sente. Com a mensagem de que é você que faz o seu dia, e não o seu dia que faz você, O FEITIÇO DO TEMPO sem dúvida é um dos meus filmes favoritos.

Eu poderia ficar um longo tempo escrevendo sobre os filmes que me animam (como ROCKY – UM LUTADOR, HOMEM-ARANHA 2, SHERLOCK HOLMES, etc…), mas sejam filmes, livros, músicas, peças teatrais, quadrinhos, as artes que conseguem nos tocar são únicas para cada um de nós (seja através de experiências vividas ou simplesmente gostos pessoais). Escreva nos comentários quais as principais obras que conseguem fazer com que você se sinta melhor.

Uma resposta para “OBRAS QUE ANIMAM

  1. Apesar da baixaria eu comprei recentemente o filme Porky’s. Reparei como apesar de nem sempre engraçadas, os caras se divertiam com suas pegadinhas e sentia vontade de estar lá no meio rindo também. É uma experiencia interessante, quem não gosta de ficar reunido com os amigos rindo muito de alguma piada, brincadeira ou até da própria vida?

Deixe um comentário

