POLITICAMENTE (IN)CORRETO

Estes dias eu estava com minha irmã ouvindo um programa humorístico de rádio, a qual leram um comentário de um ouvinte para uma piada de humor negro, e apesar de já ter falado sobre humor AQUI, eu decidi fazer um novo post sobre o assunto. Sou negro e já ouvi dezenas de piadas com minha cor, mas sei quando elas são feitas de forma bem humorada e quando são feitas para ofender – e é esta a diferença que nem todos conseguem fazer.

O programa havia comentado uma notícia sobre um acidente de carro que resultou na morte de um argentino, e fizeram piadas com o fato devido a rivalidade entre Brasil e Argentina. Um ouvinte enviou um e-mail sentido, dizendo que com a morte não se brincava, que as pessoas que perderam alguém em acidentes de carro se sentiriam ofendidas e tudo mais, e os apresentadores ficaram se sentindo sem graça, mas eu não acho que eles deveriam se sentir assim. O programa em questão é politicamente incorreto, e quem escuta já espera piadas diversas, incluindo as de humor negro. Toda e qualquer piada vai atacar alguém, mesmo que seja uma minoria de pessoas, e se formos parar de fazer graça para evitar que alguém se sinta ofendido, então nunca mais faremos piadas (afinal gente chata que se ofende com qualquer coisa existem aos montes).

Nos dias de hoje as pessoas andam muito sensíveis, e levam a sério qualquer piada ou brincadeira que é feita. No caso do programa de rádio, o ouvinte em questão deveria saber que as piadas foram feitas em relação ao ocorrido, e não atacando diretamente a vítima do acidente e seus familiares (afinal os apresentadores nem os conheciam). Pode-se dizer que certas piadas, mesmo que sejam bem humoradas, geram danos colaterais a um indivíduo ou grupo de pessoas, e acredito que a vida é curta demais para ficar tomando dores de brincadeiras muitas vezes inocentes.

existem também as pessoas que usam as brincadeiras para ofender e atingir alguém ou grupo de forma pessoal, e isto sim deve ser combatido. Nos dias de hoje tem se usado muitos termos para estas coisas, como bullying ou trolagem, mas no meu tempo era chamado de sacanagem mesmo. Já ouvi todo o tipo de brincadeira com minha cor, e não costumo ficar brabo quando vejo que não tem a intenção de soar como ofensa ou alguma forma de humilhação, até dou risada e brinco junto. Também já fui vitima de racismo e outras formas de ofensas que visavam apenas o meu mal estar.

Enfim, o mundo de hoje exige tanto de nós que acabamos ficando extremamente estressados, deixando que pequenas brincadeiras sirvam de estopim para nossa cabeça explodir. Não conseguimos distinguir uma piada bem humorada de uma ofensa pessoal, e isso acaba fazendo mal para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor. Por isso relaxe, saiba brincar e levar as coisas de maneira mais leve, sua cabeça vai agradecer.

Anúncios

2 Respostas para “POLITICAMENTE (IN)CORRETO

  1. Concordo contigo, tu sabe né adoram fazer brincadeiras com sagitarianos uahuahuaha, saudades de ti sumiu da net, qualquer hora dessas bora ver Capitão América, sim ainda não vi .-. sem tempo pra nada, e formatura chegando o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s