25 ANOS DA PIXAR

Faz algum tempo, as pessoas deixaram de ver animações infantis como simples obras para crianças, uma das grandes responsáveis por isso foi a Pixar, que conseguiu produzir animação de qualidade e divertida para todas as idades.

Em 1979 nascia a Graphics Group, até então apenas uma divisão da LucasFilms (empresa de George Lucas) responsável por desenvolver hardwares. Em 1986 o atual dono da Apple, Steve Jobs, comprou a Graphics e a transformou na Pixar. Com seu faro para negócios, Jobs chamou grandes animadores como John Lasseter, que elaborou um curta metragem chamado Luxo Jr. (cujo personagem principal é a luminaria que veio a se tornar mascote da empresa). Hoje John se tornou chefe de criação da Disney.

Com o tempo, desentendimentos surgiram entre Jobs e o diretor-executivo da Disney devido a datas de lançamentos e coisas do gênero. Um processo se arrastou por anos até que em janeiro de 2006 a Disney anunciou a compra da Pixar por 7,4 bilhões de dolares. A compra foi encerrada este ano e Steve Jobs se tornou o maior acionista individual da Disney.

O primeiro BOOM da Pixar veio em 1995 com TOY STORY, que levou 10 anos para ser feita mas se tornou um marco no cinema de animação. Dês de 2001 a Pixar possui uma obra concorrendo ao oscar por melhor animação, tendo vencido seis vezes com PROCURANDO NEMO, OS INCRÍVEIS, RATATOUILLE, WALL-E (este já comentado AQUI), UP – ALTAS AVENTURAS e TOY STORY 3. Os dois últimos chegaram a concorrer como melhor filme.

Atualmente a Pixar trabalha em CARROS 2, BRAVE (que terá uma protagonista feminina) e MONSTERS UNIVERSITY (prequência de MONSTROS S.A.). CARROS 2 tem estréia prevista para 24 de junho. Só acho que a Pixar está errando a mão em fazer sequencias de suas obras antigas e não tão interessantes como as últimas, principalmente CARROS, que é considerado um dos piores desenhos da empresa (afinal é só um filme bobo de carrinhos falantes). Eu acredito que a maior força da Pixar esta em seus curta-metragens genias, tanto que seus últimos filmes apresentam um link direto com algum curta.

Hoje a Pixar possui cerca de 1200 funcionários, uma sede na Califórnia e outra no Canadá. Que a Pixar continue brindado nossos olhos com suas obras criativas e cativantes por muitos e muitos anos. Segue abaixo um vídeo homenagem aos grandes sucesso da empresa.

Site da Pixar AQUI

Anúncios

3 Respostas para “25 ANOS DA PIXAR

  1. Os filmes da PIXAR (até os curtas) são tri demais. Por exemplo: aqueles curtas dos passarinhos (FOR THE BIRDS/PELOS PÁSSAROS) e o do coelho que queria almoçar durante um show de mágica (PRESTO) são de se mijar de rir.
    E… pergunto: OS INCRíVEIS 2?

  2. Boa matéria. Pixar é realmente um marco na animação, nunca esqueço a primeira vez que vi Toy Story no cinema.

    Hummm… Eu também queria ver Os Incríveis 2

  3. Pingback: STEVE JOBS | RÓDJER GOULART BLOG

  4. Pingback: DISNEY É SÓ PARA CRIANÇAS? | RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s