PROVOCAÇÕES

O ser humano reage de formas diferentes as coisas ao seu redor, e acredito que uma das funções da arte é proporcionar reações e emoções nas pessoas. Seja um quadro que te de asco, um filme que te faz rir ou uma música que te faz chorar, as melhores obras são aquelas que nos marcam com emoções fortes e intensas.

A maioria das obras que eu faço é inspirada em alguma coisa que eu vi e me provocou alguma reação, ou mesmo em algum momento ou sentimento que eu tive e de alguma forma quero transmitir para as outras pessoas. A arte funciona como um amplificador de sentimentos, uma forma de passar do abstrato pro concreto uma sensação. Muitas vezes a arte funciona como uma válvula de escape para o artista, pois por ela ele consegue expressar todas as coisas que sente e muitas vezes não teria como por pra fora por outros meios.

No processo de criação e elaboração, existem muitas coisas por baixo de cada elemento apresentado, seja o estilo de roupa de um personagem, um determinado vocabulário ou forma de narrativa em um conto, uma tomada de câmera em slow-motion, ou um tom de cor específico que é predominante. Muitas vezes são detalhes que passam despercebidos aos olhos mais desatentos, mas não entraram na obra a toa e com certeza o autor os colocou com algum propósito. Eu adoro ver “making ofs” de filmes e em alguns casos até os comentários do diretor nos extras do DVD, pois você consegue ver a obra pelos olhos de quem fez, e assim entender um pouco melhor tudo o que acabei de ver.

Da próxima vez que você ouvir uma música, ver um filme, ler um livro ou revista em quadrinhos, até mesmo ver um quadro, tente entender o que o artista quis passar em cada detalhe, em cada sutileza, tente sentir a alma dele na obra. Muitas vezes deixamos passar coisas fantásticas por simplesmente não prestar a devida atenção.

 

Quer saber um pouco mais sobre o tema? Leia AQUI esta coluna no site THE CONCEPT ART BLOG.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s