FAZENDO RIR!

Todo mundo  gosta de rir (ok, conheço pessoas que não gostam, mas não vem ao caso), e quando você cria algo que faça as outras pessoas rirem e ficarem felizes então é meio caminho andado para o sucesso. As formas de fazer humor tem mudado de um tempo pra cá, mas como fazer algo que de certo em uma história? – Vamos tentar descobrir.

No mundo caótico e cada vez mais corrido nos dias atuais, o stress domina nossas mentes e precisamos de algo para nos aliviar de tanta carga. Nada melhor do que algo que nos faça dar boas risadas, e é ai que procuramos alguma comédia – Mas nos dias de hoje anda difícil encontrar algo decente.

Na televisão brasileira começou uma onda de programas humorísticos com tiradas de stand-up comedys, com caras todos super engraçados e que conseguem criar coisas de improviso, animações engraçadas ou vinhetas rapidinhas – mas são TANTOS que já chegou a saturar. A maioria destes programas tenta integrar jornalismo, informação e comédia, mas muitas vezes acabam pegando pesado e perdendo a graça. Toda a fórmula (até as melhores) se usada a exaustão se torna gasta, e o telespectador pensa “ok, eles vão fazer isso novamente”.  Apesar que com a onda do “politicamente correto” se perdeu muita coisa da arte do humor. Programas geniais como “Os Trapalhões” seriam impossíveis hoje, pois ninguém mais entende brincadeiras e levam qualquer piada a sério, como ofensas maldosas quando nem sempre são.

Ao menos esta onda da nova comédia esta abafando os programas ero-humorísticos. Teve um tempo em que TODO programa de humor tinha que ter uma mulher gostosa com pouca roupa. Nesta época o foco se desviou do humor para o erotismo, e cada canal apelava da maneira que podia para chamar atenção e ganhar audiência. Se fossem coisas feitas de maneira inteligente (existem muitos mangás e animes que conseguem integrar humor e erotismo de uma maneira formidável) até que daria pra engolir, mas quando você vê piadas servindo de desculpas para encher a tela de bundas, daí fica difícil.

O cinema também já teve sua boa fase de comédias, e hoje em dia poucas películas se salvam dos chamados “besteiróis”. Recentemente faleceu o ator Leslie Nielsen, que brilhava nos filmes “Corra que a polícia vem ai” (The Naked Gun). Estes filmes eram de um tipo que não se vê muito hoje em dia, em que aconteciam situações sem sentido como em desenhos animados, mas você fica tão imerso no filme que aceita e curte toda aquela maluquice. Muitos filmes tentaram seguir esta linha de maneira ineficiente (como a série “Todo mundo em Pânico” – Scary Movie). Este tipo de humor ácido deve ser usado na medida certa pra não fazer quem o assiste de idiota. Um bom filme de humor que saiu recentemente foi “Se beber não case” (Hangover). Ele lida com situações inusitadas, mas de uma forma inteligente.

Existe uma fina linha que separa o que é engraçado do que é idiota, quando você vai pensar em uma história engraçada, procure fugir dos clichês (até as melhores piadas perdem a graça conforme a pessoa vai ouvindo), tente criar encima de situações do cotidiano assim como fazem os stand-up comedys. Um humor sutil e bem contextualizado com a trama pode fazer toda a diferença. Também é preciso ficar ligado no timing – saber o momento certo em que uma piada é bem vinda. Também tenha em mente que nem todos os personagens devem ser engraçaralhos, existem certos estereótipos que servem exatamente para isso.

Acredito que no fim, devemos aprender a rir de nós mesmos para fazer com que os outros deem risadas das coisas ao redor. A nossa própria vida é uma piada pronta, e talvez a melhor fonte de inspiração para sua história – Por isso, ria e faça mais pessoas rirem! :^D

Para fechar com chave de ouro, uma homenagem ao grande Leslie Nielsen e algumas cenas da trilogia “Corra que a polícia vem aí!” Aproveitem!

Anúncios

Uma resposta para “FAZENDO RIR!

  1. Pingback: POLITICAMENTE (IN)CORRETO « RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s