COMO O RPG PODE AJUDAR UM ESCRITOR?

Se você já tentou escrever uma história, sabe o quanto é complexo desenvolver todo um mundo e fatos coerentes para seu universo. Muitas vezes acabamos travando, pois apesar das dezenas de filmes, livros – e até mesmo histórias de sua vida – as vezes parece que falta algo um pouco mais louco para você poder resolver aquele ponto empacado de sua trama. para isso, uma boa partida de RPG é um santo remédio.

Antes de mais nada, caso você não saiba, RPG significa Role Playing Game, e se trata de um jogo de interpretação de personagem onde uma pessoa narra uma história e outras participam com personagens criados por elas mesmas. As ações dos personagens e acontecimentos são decididos através de dados, que de acordo com o resultado dizem se a ação foi ou não bem sucedida.

Em uma partida de RPG é necessário o uso da criatividade e da improvisação, o que acaba por deixar a aventura imprevisível – e é ai que a coisa fica boa. A infinidade de possibilidades que o RPG trás permite que o escritor tenha a sua disposição várias deixas (como aquela frase única que o personagem de seu amigo disse, ou aquela falha épica nos dados que resultou em uma mudança de rumo na aventura).

Quando se precisa contar uma história, seja um roteiro de quadrinhos ou um livro, é normal buscarmos fatos que aconteceram em nossas vidas, histórias que já vimos ou ouvimos de outras pessoas para usarmos de referência em nossa obra. Porém é necessário ter a perspicácia para saber o que se pode aproveitar da história em si no seu trabalho. Um bom mestre de RPG sabe usar ganchos, coisas que viu em um filme ou que alguém falou e podem ser relevantes em sua trama, dai é só deixar que os jogadores façam sua parte e moldem a coisa de uma maneira totalmente nova.

Você pode também usar o RPG como forma de testar o universo que você criou para sua história, resolvendo problemas e até criando background para o seu mundo. Quando criei a trama e o universo da minha revista Dragão Escarlate, eu não sabia como desenvolver as coisas, por isso montem todo um cenário de RPG para que meu irmão mestras se e meus amigos jogassem, e hoje uso estas aventuras e personagens como base para meu roteiro.

Acredito que jogar RPG é um excelente exercícios de criatividade, principalmente para quem mestra, sem falar que é um rica fonte de ideias para excelentes tramas. Então junte um punhado de amigos, pegue seus dados e vá rolar algumas aventuras.

Para fechar com chave de ouro, deixo para você os vídeos feitos pelo hilário grupo Blame Society Films (responsáveis por sucessos como Chad Vader) com o incrível D&D MONSTER MAN, capaz de recriar (?) os sons de qualquer criatura dos livros dos monstros de D&D nas mais diversas situações.

Anúncios

2 Respostas para “COMO O RPG PODE AJUDAR UM ESCRITOR?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s