ELEIÇÕES, ROUND 2!

Estamos em mais um ano em que devemos exercer nossa cidadania, eleger aqueles que vão mandar e cuidar de nossa vida política por mais alguns anos. Entramos no segundo turno, onde o funil se estreita e as opções se restringem entre A e B, as pesquisas saem com seus números sem razão. Em época de eleições as pessoas devem celebrar a democracia com um ato obrigatório… Isso não soa um tanto quanto contraditório?

Este ano, para presidente temos de um lado ele, com 68 anos de idade, mais de 30 de carreira política, já foi presidente da união dos estudantes, exilado durante a ditadura, foi deputado constituinte, senador, ministro do Planejamento e de Saúde no Governo FHC, prefeito de São Paulo e governador do estado. Representando o PSB e seus afiliados – JOSÉ SERRA. Do outro lado do ringue, com 63 anos, começou sua carreira política nos meados de 80, já foi militante armada no tempo da ditadura, presa e torturada em 60, assessora da bancada do PDT no RS, Secretária da fazenda de Porto Alegre, Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicação, assumiu a chefia da casa civil. Representando o PT e seus afiliados – DILMA ROUSSEFF. Nos debates as pelejas estão cada vez mais violentas, às vezes parecendo que as regras são ignoradas e golpes baixos se tornam comuns. Uma campanha ridícula, onde um candidato quer se fortalecer na falha do outro, porém ambos têm coisas ruins e boas na carreira. Tecnicamente, as campanhas eleitorais de hoje em dia são shows de marketing e publicidade, onde usam de criatividade para criarem músicas que depreciam o adversário e vinhetas que ressaltem aquilo que um fez e o outro não. Impossível um candidato que consiga ter feito TUDO certinho, daí eu acho que as coisas devem ser vistas com mais atenção…

Eu prefiro votar em um candidato que tenha dado mancada em alguma área de administração do que em um que esteja envolvido ou tenha ligação com corrupção. Infelizmente a gente acaba não votando em um candidato que esta ali, mas sim em um partido e tudo que ele representa. Cada um dos dois candidatos nesta eleição carrega em suas costas governos passados (Serra com FHC e Dilma com Lula), e é inevitável que os erros e acertos destes governantes interfiram na decisão sobre qual de seus apadrinhados nós queremos para governar nosso país.

É fato que a grande maioria dos brasileiros não sabe votar, e por isso são influenciados pelas campanhas caras bem elaboradas e pelas pesquisas da mídia. A meu ver, as pesquisas são totalmente desnecessárias. Qual a finalidade delas? Pois ao fim, o que fazem é influenciar as pessoas que estão indecisas a votarem “em quem está na frente” ou “dar uma chance a quem esta perdendo”, critérios que não devem ser levados em conta para algo importante como um voto. Também é de acordo com o desempenho nas pesquisas que as campanhas se tornam mais agressivas ou não. Deveria ser questionada mais para frente a importância das pesquisas políticas com a finalidade de influencia de votos, pois de certo modo elas só acabam por prejudicar o processo eleitoral. As pessoas são obrigadas a votar, mas não são instruídas de como devem se preparar para isso, no fim os poucos instruídos acabam elegendo pessoas sem preparo algum para um cargo como o caso do Tiririca. Se o voto é para ser obrigatório, então que ensinem as pessoas a votarem, pois caso contrário tirem a obrigatoriedade e exijam uma prova simples para evitar o voto de pessoas sem instrução ou noção de política.

Em sua grande maioria, a população brasileira não leva a política a sério, e sabendo disso os políticos também não levam seus trabalhos a sério. A eleição está ai, pense muito bem em que candidato vai votar, pois os próximos anos serão construídos a partir desta sua decisão. Enfim, exerça seu direito de maneira decente para daí sim poder criticar as cosias que vierem a acontecer daqui para frente.

Anúncios

2 Respostas para “ELEIÇÕES, ROUND 2!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s