INFÂNCIA

Mesmo que muitas pessoas neguem ou até não aparentem, todos já foram crianças. Lembro com saudades dos meus tempos de pirralho e como o mundo era fantástico e fascinante, mas parece que cada vez mais cedo as crianças vão deixando de enxergar o mundo dessa maneira, cada vez mais cedo as crianças deixam de ser criança – Como são bestas…

Fui uma criança muito boba e feliz, meus pais sempre incentivaram a criatividade com livrinhos infantis e desenhos animados, jogava meu Atari da CCE (não é a toa que virei um nerd). Minha mãe datava meus desenhos, sendo que hoje tenho alguns de quando tinha 2 anos e meio de idade. Vivia num mundo de fantasia, acreditava em tudo que me contassem, era a personificação da ingenuidade. Tinha medo de coisas bobas como cachorros e filme de terror (não gostava de entrar em locadoras pra não passar nas sessões de terror) e chorava fácil quando era acusado de alguma coisa, mesmo quando não era culpado. Cresci assistindo Rá-tim-bum, Glub Glub, Mundo da Lua e todas as coisas que a TV Cultura produzia – O melhor conteúdo infantil já feito, tanto que ainda hoje passa as mesmas coisas. Acredito que eu e todas as crianças que passaram sua infância entre o fim da década de 80 até o início da década de 90 pegamos a finaleira dos bons tempos, pois depois disso a infância começou a se tornar uma fase cada vez mais distorcida.

Hoje em dia as coisas estão bem diferentes, pois a informação é muito mais rápida do que era. As crianças perdem sua ingenuidade e inocência cada vez mais cedo, já enxergam a lógica das coisas e não alimentam aquela boa e velha fantasia de outrora. Elas são mais críticas e não aceitam qualquer coisa, por isso até mesmo os desenhos e livros infantis são mais elaborados, para que elas não achem “bobinhos”. De certa maneira, as crianças sempre quiseram ser adultas o quanto antes, mas hoje em dia isso é cada vez mais cedo. Eu lembro que no meu tempo (o frasezinha de tiuzão…) meninas de 16 ainda brincavam de boneca, e hoje com seus 12 elas já largam os brinquedos para sair em festinhas e colocar fotos na internet. Talvez até pela onda de violência, as crianças pararam de sair na rua para brincar com seus amigos e agora são criadas em cativeiro dentro de casa, tendo o computador como janela para o mundo.

Não teve jeito, crescemos e hoje a infância é apenas algo que estará sempre em nossos corações e brilhará forte quando nos deparamos com aquele desenho animado nostálgico ou quando olhamos aquelas fotos de quando não tínhamos preocupação alguma, quando éramos felizes em nossa inocência – Vamos tentar fazer com que as crianças de hoje voltem a ser crianças.

3 Respostas para “INFÂNCIA

  1. “agora são criadas em cativeiro dentro de casa, tendo o computador como janela para o mundo” adorei essa frase em especial! texto muito bom, e bem verdadeiro infelizmente

  2. É… Eu também era ingênuo e não muito fã de terror. Além de jogar bola, também brincava com massa de modelar, peças de montar (que não eram da LEGO), playmobils…

Deixe um comentário

