RECICLANDO SUA MENTE

Basicamente, o lixo é tudo aquilo que desejamos nos livrar, que um dia já foi útil e hoje já não tem mais valor algum, porém ainda não aprendemos que o que é lixo para nós, pode ter valor para os outros. Jogamos lixo em toda parte e não nos damos conta que algo pequeno pode gerar grandes desastres.

A produção de lixo no planeta é em média de 400 milhões de toneladas por ano, e o ato de reciclar ainda não é predominante. Muitas empresas nos dias de hoje ganham transformando aquele lixo que você não deu valor em novos materiais que mais tarde você vai comprar novamente, porém mesmo assim, são desperdiçados no Brasil R$ 4,6 bilhões, pois não se recicla tudo o que se poderia.

Eu fico realmente muito revoltado (pra não dizer coisa pior) quando vejo pessoa jogando lixo no chão, pela janela do carro ou do ônibus, e muitas vezes fazem isso com uma lixeira a poucos metros. Isso já é cultural, no Brasil a maioria das pessoas é realmente porca nas ruas e faz da sua cidade uma grande lixeira a seu aberto. Neste domingo de eleição eu me reuni com um grupo chamado Redenção.CC e recolhemos os santinhos políticos que estavam sujando a Praça da Redenção em Porto Alegre, porém eu me deparei com muitos outros lixos piores que santinho, como fraudas por exemplo. As pessoas não se dão conta que aquele papel de bala jogado na rua, vai se unir a outros tantos e trancar as bocas de lobo, causando enchentes que dão prejuízo a todo mundo. Iniciativas como a do pessoal do Redenção.CC são um exemplo do que pode ser feito.

Com o andar da carruagem, é impossível produzirmos menos lixo, mas podemos mudar a forma de lidar com ele. Podemos sim fazer nossa parte, separando nosso lixo em casa em seco e orgânico, não jogando lixo no chão e educando as crianças dês de cedo a fazerem o mesmo. No fim, o que precisamos é de uma reeducação do cidadão, uma reciclagem na cabeça de cada um, uma conscientização que vem da pessoa. Faça sua parte, seja um cidadão consciente, quando a merda acontecer você pode ficar de consciência tranquila, pois a sua parte você fez.

FONTE: Site AMBIENTE BRASIL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s