QUESTÃO DE FÉ

Existem dezenas e dezenas de religiões, cada uma prega um dogma, possui rituais e regras que devem ser seguidas por seus discípulos. Todas têm seus conceitos de vida após a morte e de um ser superior, mas será que a fé é diferente?

Dês do inicio de tudo, os homens vem buscando respostas para os grandes dilemas do universo. De onde viemos? Para onde vamos? Do que nos alimentamos? Será que existe vida após a morte? Qual a verdadeira maionese? Para cada pergunta sem resposta, era inventada alguma explicação sobrenatural e divina, mas com o passar dos tempos as explicações foram surgindo e muito do que se acreditava místico e sobrenatural deu espaço para a ciência e a lógica. Porém no decorrer deste processo, muitas outras respostas e explicações foram dadas, e estas idéias deram origens a toda uma forma de ver o mundo, uma ideologia. Nasceram assim as religiões, sanando as dúvidas e aflições dos corações humanos. De acordo com a cultura, a religião se moldava, e algumas religiões nasciam até mesmo de outras religiões.

A grande parte delas acredita em um Ser superior que deu origem a tudo (as vezes  mais de um), e Ele tem um nome, imagem ou representação específica em cada uma delas. Cada uma defende com unhas e dentes que a sua versão de ver este Ser é a correta e que todas as outras são erradas. Será que elas não conseguem ver que a entidade a qual elas oram ou fazem oferendas é a mesma? Existiu algo que deu origem a tudo, chamem como quiser, mas no fim, todos estes atributos são meras lantejoulas nas vestes Dele. Como Ele é, se Ele tem forma, se tem humor para punir, se tem razão para julgar, todas estas são coisas que cada religião define.

Devemos lembrar também, que muitas vezes a religião é usada como maneira de manipular massas, as fazendo acreditar e aceitar ideias de maneira fácil – Afinal, foi Ele que quis assim. Ainda hoje, homens e mulheres entregam suas vidas em batalhas fervorosas em nome de uma ideologia um tanto quanto questionável nos tempos atuais.

E a fé? Afinal o que ela é? É de comer direto ou de passar no pão? Ao meu ponto de vista pessoal, a fé é algo que vai muito além da religião, é o atributo maior do ser humano e de seu livre arbítrio. A fé é a capacidade inerente de cada ser vivente de acreditar tanto em uma coisa que faz com que esta coisa aconteça. Se vermos deste modo, todas as religiões funcionam, pois se você tem fé de que orando para alguém, seu desejo será atendido, então assim será; Se você acredita que matando uma galinha numa esquina vai ter seu desejo atendido, então assim será; Se você não acredita em nenhuma divindade, mas tem fé em você mesmo, você conseguirá o que quer também. A fé é aquilo que faz o universo conspirar a nosso favor, e ela não é boa ou ruim, ela é algo neutro. Se você ter fé no bem, coisas boas aconteceram, mas se tiver fé em coisas ruins, então já sabe. Por isso quem vê o mundo de maneira pessimista, dificilmente vai conseguir algo bom, pois ele tem fé (mesmo de maneira inconsciente) de que as coisas são ruins e assim ficarão. Ter fé e ter esperança pode ser parecido, mas não é a mesma coisa – A fé pode dar força sozinha, a esperança precisa da força de vontade para isso.

Enfim, creio que a fé é usada por todos nós, de maneira muitas vezes inconsciente, e é ela que molda a nossa realidade. Por isso tenha sua crença, tenha sua religião e sua fé, o que importa é você se sentir bem e alimentar seu espírito.

(OBS. Quero deixar bem claro que respeito todas as religiões e credos, o que escrevi aqui não é a verdade absoluta, apenas o ponto de vista de um jovem de 24 anos sobre o mundo, universo e tudo mais – Comentários serão bem vindos).

Anúncios

Uma resposta para “QUESTÃO DE FÉ

  1. Pingback: ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS DO BLOG « RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s