SUPER MARIO BROS.

Neste dia 13 de Setembro um dos personagens mais queridos dos games completou 25 anos. Mario, o encanador italiano mais versátil já visto (que outro encanador você conhece que é médico, bombeiro, piloto de corrida, educador, esportista olímpico, cozinheiro, etc…) fez a festa mostrando que ainda tem muito pra render nos games da nova geração. Em época de novos consoles cada vez mais modernos, este italiano que rendeu muita diversão nos games (e até alguns desastres fora deles como um filme traumatizante) esta no Guinness com o título de game de maior sucesso de todos os tempos.

No ano de 1980, a Nintendo pediu para o japonês Shigeru Miyamoto criar um jogo pra arcades, ele teve a idéia que originou Donkey Kong. Neste jogo em que o macaco título joga barris em um homem sem nome, apelidado de “Jumpman”, que possuí o objetivo de salvar uma mulher refém do símio malvado. Este intrépido homem saltador ganhou um nome e um jogo próprio no ano de 1985 – nascia Super Mario Bros.


Uma influência direta no universo de Mario é Alice no País das Maravilhas, exemplo são os cogumelos mágicos que quando ele come aumenta de tamanho. A própria trama base do jogo segue esta linha, pois Mario e seu irmão Luigi eram encanadores que foram parar em um mundo cheio de cogumelos falantes, tartarugas hostis, plantas carnívoras gigantes e outros perigos malucos. Eles devem atravessar reinos e castelos para salvar a Princesa Peach das garras do terrível dragão Bowser.

Com o passar do tempo, Mario foi se tornando um dos personagens mais rentáveis dos games, título disputado diretamente com o ouriço veloz Sonic da Sega (que hoje faz participação nos jogos de seu ex-adversário). A fama de Mario chegou a tal ponto que durante uma época ele ficou mais conhecido do que Mickey Mouse. Todo gamemaníaco, incluindo os que não gostam da Nintendo conhecem o Mario, e muitas das pessoas que não se ligam em games, quando questionadas sobre o assunto, acabam lembrando deste encanador de italiano. Hoje em dia você possui jogos com o italiano bigodudo de todos os tipos, dês de puzzles e modalidades esportivas diversas até jogos de RPG e luta, por isso é um personagem tão querido e popular. Os jogos do Mario são sempre divertidos e de certo ponto inovadores, sendo desafiadores e ao mesmo tempo acessíveis para jogadores novatos. Com habilidade de crescer comendo cogumelos, saltar na cabeça dos inimigos, quebrar tijolos para arrecadar dinheiro (que por sinal ele deve gastar em analgésicos para dores de cabeça), vôo através de penas, folhas que se transformam em “cosplays” e diversas outras coisas, bolas de fogo e gelo e a famosa estrelinha que o deixa invulnerável enquanto toca uma música característica.

Já teve muita coisa do Mario fora dos consoles, como uma animação que chegou a passar no Brasil na década de 90 que possuía até encenações com atores reais representando os irmãos de vermelho e verde. Este programa chegou a receber visita de muitos famosos. Ouve um filme que figura o hall das adaptações desastrosas de games para o cinema. O filme “Super Mario brothers” saiu em 1993, e não falarei mais dele, pois lágrimas me vêm aos olhos só de lembrar.

Será lançado no Japão no dia 21 de outubro para WII, um box-sonho-do-Ródjer edição limitada de 25 anos do Mario contendo os 4 primeiros jogos lançados para NES: Super Mario Bros., Super Mario Bros. – Lost Levels, Super Mario Bros. 2 e Super Mario Bros. 3. Junto também vem um cd com músicas diversas das trilhas do Mário, um DVD com a história do personagem e um livro de ilustrações da concepção de Mario inéditas até hoje.

Enfim, poucos personagens conseguiram transitar por todas as fazes dos games, saindo dos pixels até o mundo 3D. Eu cresci jogando Mario, e quando pequeno até tentei fazer uma história em quadrinhos do personagem, por isso tenho um carinho especial por ele. Deixo aqui meus parabéns a este carismático encanador e desejando que ele ainda traga mais diversão nas próximas fases que virão.

Anúncios

Uma resposta para “SUPER MARIO BROS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s