REDES SOCIAIS

Com o advento da internet as distâncias foram reduzidas, e as pessoas tiveram que criar formas de administrar essa “vida social virtual”, então nasceram as hoje chamadas redes sociais como o Orkut, Facebook e o Twitter.

Comecei a usar a internet por volta de 1999 se não em engano, e passava horas na Lan House navegando em chats. Consegui um computador e uma internet discada, e precisava colocar todos estes “amigos” que eu adquiri em algum lugar, fiz uma conta no Hotmail (meu segundo e-mail, já que o primeiro era do BOL) e conversava pelo MSN. Adicionava todo mundo, era uma festa só. Conheci o ICQ também, porém nunca lembrava a sequência imensa de números que tinha para fazer o login, e acabava por fazer uma nova conta sempre.

Anos depois quando já tinha banda larga, Conheci o MIRC. Eu usava para baixar mangás, e o via como uma grande lavanderia, daquelas que você põe a roupa pra lavar e fica sentado esperando e conversando com as pessoas que estão ali fazendo o mesmo. A interface era mega simples, e tinha uma poluição de letras coloridas, mas ainda assim era divertido. Porém, um dia ouvi do tal “Orkut”, onde apenas pessoas convidadas poderiam entrar. Quando consegui o convite foi uma festa! Passava horas entrando em comunidades hilárias, comentando, participando de jogos sem sentido, bisbilhotando as particularidades dos outros… Porém com o tempo o Orkut foi perdendo a graça pra mim… As comunidades já não tinham graça, percebi como os jogos eram perda de tempo e a vida alheia já não me interessava tanto. Entrei em todos os filhotes de Orkut que era convidado, sendo que até hoje tenho conta nesses “Bebbo”, “Netlog”, “Hi5”, “Limão” da vida, mas da pra contar nos dedos da mão do Lula quantas vezes entrei neles.

Quando já estava bem desestimulado pelas redes sociais, pois de todas que eu tinha só usava o Orkut  (e ficava cada vez mais impressionado com as coisas bizarras que apareciam nele), conheci o Facebook. Era uma versão mais clean do Orkut, sem toda aquela coisa que já me deixou enjoado, algo mais light. Percebi que até as pessoas que eu encontrava lá pareciam ser mais sérias, e não aquele clima “Povão” que impregnou o Orkut (culpa da inclusão digital!).

Mais recentemente conheci o Twitter, onde eu poderia seguir e me contatar apenas com as pessoas que me interessassem e trocar ideias. No começo achei estranho mais aos poucos fui pegando gosto pela coisa, e hoje tenho exatos 1000 tweets. Acho muito bacana poder ler as coisas que algumas personalidades ou mesmo meus amigos estão pensando, e poder dividir também o que eu penso. Só não gosto da “Orkutização” que o Twitter esta tendo (admito que sigo muitas pessoas por consideração, pois pessoalmente até são gente boa, mas no twitter são completamente irrelevantes… Nada pessoal).

Tem uma coisa que estas redes sociais começaram a fazer de um tempo pra cá, que é “sugerir” coisas para os seus usuários, seja mostrando coisas que os seus contatos fazem ou gostam ou até mesmo prevendo possíveis contatos que possam ser interessantes pra você. Eu particularmente não quero sugestão de coisa alguma, já deixei minha rede social configurada e estruturada da maneira que eu quis, e caso eu queira acrescentar algo, eu vou pedir para algum contato – e não aceitar uma sugestão que o programa faz baseado em algum tipo de dedução (que muitas vezes é FAIL e indicam coisas ridículas).

Enfim acredito que as redes sociais ainda vão evoluir muito, interferindo e se enraizando no meio de nosso convívio social fora do computador, pois já são comuns amizades e relacionamentos amorosos entre pessoas que se conheceram pelo computador. E como hoje a internet já esta no alcance do bolso, é mais pratico deixar um recado pela web que ligar – Complica quando a pessoa SÓ se comunica pela web.

Uma resposta para “REDES SOCIAIS

  1. Pingback: VOZ NA INTERNET E A SOMBRA DA ACTA | RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

