JOGO JUSTO

Que atire a primeira pedra o jogador de vídeo-game que nunca comprou um cd/cartucho pirata de jogo. No Brasil o custo de artigos de games chega a ser ridículo de tão alto, devido a alta  taxa de impostos. Com a intenção de reduzir isso, existe o projeto JOGO JUSTO.

O Jogo Justo é um projeto que visa reduzir os impostos dos games importados, assim combatendo a pirataria de maneira direta. A intenção é reduzir de 80% para 15% o imposto sobre estes artigos no país, e também incentivar o crescente mercado de games no Brasil. O projeto é idealização de Moacyr Alves Jr., formado em administração e bacharel em contabilidade.

Muitas empresas do mercado de games como a Konami entraram nesta campanha, e várias lojas também aderiram a ela dando descontos em produtos de games. Segundo Cláudio Costa de Macedo, sócio da distribuidora NC Games, são quatro os impostos que incidem sobre o software importado. A ideia é diminuir o II de 16% a 5%, o IPI de 15% para 0% (por dois ou três anos, no intuito de desenvolver o mercado nacional), o PIS/COFINS (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) de 9,25% para 6,65%, e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 18% para 7%. Com esta medida é esperado que alguns jogos caiam até metade de seu valor.

Existe também o projeto IMPOSTO JUSTO PARA VIDEO GAMES, que esta montando um abaixo-assinado para aprovar o projeto de lei 300/07, de Carlitos Merrs, do PT/SC. A lei estende aos games alguns benefícios que são dados a artigos de informática. Neste caso vale apenas para discos e cartuchos produzidos no Brasil. Esta é uma campanha da editora Tambor, que edita as revistas Nintendo World e EGM, e segundo ele já são mais de 50 mil assinaturas (a minha entre elas) até o momento – o que ainda é um número abaixo do esperado.

Estamos em época de eleição, é o momento de cobrarmos e fazermos algo por nossos direitos. Para ajudar, você pode divulgar e responder a pesquisa de perfil de usuários de games do site do Jogo Justo, além de assinar o abaixo assinado para aprovação da lei. Vamos apoiar estas iniciativas e tornar este jogo justo.

Link para os sites do Jogo Justo e Imposto Justo para Video Games.

Anúncios

2 Respostas para “JOGO JUSTO

  1. Pingback: DIA DO JOGO JUSTO – COMO SERÁ? « RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s