REALIDADE SIMULADA

Não adianta fugir, hoje em dia todos estamos conectados. A tecnologia que antes era ficção hoje é realidade, e em breve poderemos simular qualquer coisa real através de um computador (ou até extrapolar isso, como no caso da “realidade aumentada”). Mas, será que não estamos deixando de perceber alguma coisa?

A tecnologia está ai e avança a trotes velozes, passando por cima daqueles que não acompanharem sua velocidade, o mundo se tornou acessível para qualquer pessoa. Basta um simples clique e você pode dar a volta ao mundo… mas você faz tudo isso de sua casa, ou seja… Você NÃO da a volta ao mundo, mas sim simula. Você se comunica com uma pessoa distante, mas não é a mesma coisa que ter o contato físico, sentir a presença, seja através de uma webcam ou mesmo por áudio. O que você vê, são poligonos formando a imagem da pessoa, o que você ouve é uma caixa de som reproduzindo o som da pessoa, o que você lê não passa de palavras que a pessoa esta digitando (e talvez nem seja quem você pensa)… Você apenas simula estar com a pessoa através da tecnologia, no fim você não a conhece de verdade, e sim através de aparatos que  reproduzem coisas para enganar seus sentidos.

Eu já me deixei levar por simulações, tive uma relação amorosa através da internet, vendo na pratica que você só conhece uma pessoa no contato direto e através do convívio. No mundo virtual, as pessoas criam mascarás, mentem e muitas vezes se tornam coisas que elas não são na vida real mas gostariam de ser. A internet serve como fuga e paraíso para aqueles que são medíocres e querem ser alguém (bem, antes fugir assim do que usar álcool ou drogas…). Não adianta, se você for fraco aqui fora, ficando na internet e enganando as pessoas não fará de você melhor do que já é, quando sair da frente da tela, ainda vai continuar sendo a mesma pessoas escrota de antes.

O conceito de facilitar a vida e a comunicação é muito bom, mas as pessoas estão colocando isso acima da vida normal. Elas quase não veem seus amigos pessoalmente, só através de Orkuts e MSNs, Não praticam esportes juntas, e sim jogam MMORPGS. Alias, o RPG de mesa é uma simulação, porém é um jogo em que você sociabiliza com seus amigos, já no MMO você interage com pessoas que você nem sabe quem são e não é nada sociável. Muitos podem dizer que não possuem mais tempo para fazer as coisas e a internet permite mais agilidade e acessibilidade em comunicar-se, mas quando a pessoa se fecha em seu casulo e torna o convívio social algo raro, é porque tem algo errado…

Será que nossa realidade é tão terrível a ponto de precisarmos fugir para um mundo feito de zeros e uns? Para uma ilusão que apenas simula e nos engana? O mundo é aquilo que fazemos dele, é o que enxergamos pelo nosso ponto de vista, e acredito que podemos torná-lo naquilo que desejarmos. Espero que as pessoas voltem a preferir as sensações reais do que apenas as simulações.

Anúncios

3 Respostas para “REALIDADE SIMULADA

  1. Assino em baixo velho.
    Eu mesmo, adimito, me sinto como em “Os Substitutos”.
    É de se repensar o lance em trocar até mesmo contato profissional físico pelo digital, pelo qual nós, ilustradores, temos passado.
    Fugindo do assunto, quem sabe fosse bom que ao menos um pedacinho daquela era dos portifólios de couro voltasse…

  2. Sensacional! Excelente texto Rodger.
    Também penso da mesma forma, por isso que não participo de nenhuma dessas redes sociais como orkut ou twitter, e quero distância dos MMOs. Também não interajo com ninguém pela internet que eu não conheça pessoalmente. Mas manter esse tipo de pensamento está cada vez mais dificil, porque hoje em dia somos empurrados a toda hora para o virtual.
    A novas tecnologias foram criadas para que tivessemos mais tempo para nós mesmo, mas o que vem acontecendo é justamente o contrário, estamos vivendo em um mundo acelerado onde não existe mais tempo para nada. Cabe a nós lurtarmos para não deixar que esse simulacro da realidade tome conta das nossas vidas.
    Abraço!

  3. Realmente essa realidade binária e a outra brigão muita mais acho que tudo sem exagero é bom. Amei o post ^^ vou visitar mais prometo Roger-neko-sama ^^

    Bjusss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s