ADAPTAÇÕES DE GAMES PARA O CINEMA

É comum que quando algo faz grande sucesso em uma mídia seja convertida para outro formato, sejam livros que viram filmes (Harry Potter, Crepúsculo, Senhor dos Anéis), desenhos que viram filme (Transformers), porém tem um tipo de convergência que raramente da certo: jogos de  vídeo-game para cinema.

Quando é anunciado um filme baseado em jogo atualmente, todos os fãs já ligam suas antenas ao máximo, pois durante anos grandes nomes do mundo dos games foram destruídos na telona. Geralmente são jogos de luta que são convertidos para as telas, sendo que normalmente são estes os jogos que possuem uma pior trama ou história para ser adaptada de forma fielmente. Quando o roteiro é feito, os roteiristas usam como base o jogo e tomam liberdade de criar muitas coisas para preencher as lacunas, e no fim o que se vê é um filme com muitos efeitos especiais, e muito pouco da obra cuja qual foi baseado.

Vamos pegar como exemplo o filme STREET FIGHTER com Van Damme. O jogo da Capcom é sobre um torneio de rua organizado pela Shadaloo. Dos diversos lutadores de cada parte do mundo, temos como protagonista da trama Ryu, um japonês que anda socando pessoas atrás do mais forte. Na versão cinematográfica feita pelos EUA, o protagonista é Guile (pois ele é americano) e ele faz uma caça ao terrorista M.Bison… Os personagens do jogo foram colocados no filme, alguns com suas respectivas roupas e outros totalmente fora de seu perfil (o que era aquele Dhalsin?). A conversão da mídia não levou em conta a base do jogo (nem se quer chegou perto de um torneio).

Para compensar, os japoneses fizeram uma animação para cinema de Street Fighter muito mais fiél ao jogo, se o filme live-action tivesse como base a animação seria muito melhor. Recentemente foi feito um novo filme americano de Street Fighter colocando a chinesa Chun-Li como protagonista… Eu achei o trailer tão broxante que estou evitando se quer ver a capinha deste filme. O mesmo ocorre com a adaptação de THE KING OF FIGHTERS, que tem uma trama muito mais fácil de ser convertida para o cinema (e personagens com roupas fáceis de serem feitas), mas que esta recebendo uma adaptação que a cada foto ou cena faz um punhado de fãs do jogo se atirarem de prédios segurando sua coleção de cds do jogo.

Até hoje o melhor filme baseado em um jogo que eu vi foi MORTAL KOMBAT (apenas o primeiro). Os personagens que aparecem foram muito bem adaptados, mantendo o clima do jogo, infelizmente não teve a violência que o título merecia, mas mesmo assim conseguiu agradar muita gente e ainda sim ter lutas decentes.

Existe uma esperança a vista, é o filme baseado do jogo TEKKEN. Tenho acompanhando as imagens e noticias, e recentemente o trailer que saiu. Até agora tudo em ordem, fiel ao jogo e ao mesmo tempo sendo bem convertido. O protagonista Jin Kazama é feito pelo ator Jon Foo, que é um grande lutador, e os outros personagens também são feitos por atores que realmente sabem lutar. O filme tem previsão de lançamento ainda em 2010 no Japão.

Certas ideias não funcionam em outras mídias (por favor, não façam um filme de Mega Man), e talvez por isso os filmes sejam tão difíceis de fazer, Tekken é uma esperança, mas veremos. Engraçado que os jogos baseados em filmes não costumam ser bons também, mas isto é assunto para outro post…

Anúncios

2 Respostas para “ADAPTAÇÕES DE GAMES PARA O CINEMA

  1. Pingback: VIDEOGAME ARTE, VIDEOGAME MULEQUE | RÓDJER GOULART BLOG

  2. Pingback: ADAPTAÇÕES | RÓDJER GOULART BLOG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s