DISTRITO 9

Sabe quando algo te chama a atenção e você não da muita bola, acha que pode ser interessante mas quando conhece faz tua cabeça explodir? Bem, foi isso que aconteceu comigo ao ver o filme DISTRITO 9 hoje no cinema.

Comecei lendo em alguns sites sobre o filme, sabia que era produção de Peter Jackson (diretor da saga O SENHOR DOS ANÉIS), e que tratava de alieniegenas mas com um ponto de vista diferente dos filmes comuns… Até ai tudo bem. Logo comecei veio uma campanha de marketing genial com cartazes como este que posto aqui. Esa foto tirei perto de um shopping aqui em Porto Alegre. Gosto de divulgações que mexem diretamente com as pessoas. Então ontem assisti ao trailer e entrevista com produção do filme, foi a confirmação de que de fato o filme era mais que um simples filmeco de ficção científica.

Hoje fui com meus amigos e colegas de curso Daniel HDR e Rogério Souza ver o filme no cinema, e ficamos de boca aberta a cada cena. A trama do filme é narrada muitas vezes como documentário, a narrativa é inteligente e consegue pescar a atenção mesmo quando usa de clichês. O filme faz você sentir exatmente o que ele quer na hora que ele quer, sendo um rio de emoções e excitações. De fato é uma grande crítica social a humaidade, mostrando que de fato os seres humanos são muitas vezes piores que qualquer coisa neste mundo.

Na trama do filme, você acompanha um agente da MNU (espécie de ONU) que esta chefiando a locomoção de um grupo de aliens que vivem no Distrito 9 para um “local melhor”. A nave de aliens parou ali com todos eles doentes e definhando, e em pouyco tempo foi fechada por militares se tornando uma favela, e os aliens segregados. Neste cenário, você acaba vendo a face cruel dos humanos, e a transformação (literalmente) de uma pessoa quando se expõe a verdade.

Senti com este filme uma sensação boa que não sinto a muito tempo no cinema, uma sensação de impacto, de uma viagem profunda e extasiante. Apesar de ter cenas fortes, por estarem no contexto são aceitas, não parece coisa só para chocar ou chamar atenção – o filme tem seus méritos próprios para isso.

Enfim, é um filme independente ótimo e que apesar de excelente e original, dificilmente ganhará um oscar, mas tem potencial para se tornar um cult da boa ficção cientifica moderna. Com uma narrativa revolucionária para seu gênero, ótima trama e direção, dezenas de refências, DISTRITO 9 ainda vai dar muito o que falar.

Anúncios

Uma resposta para “DISTRITO 9

  1. Temos 3 linhas de Sci-Fi no cinema hj em dia…
    – GORE, com Alien, Predador, O Cubo
    – MITOLOGICA-FANTASIOSA, com Star Wars, Star Trek, Dunna
    – SOCIAL-EXISTENCIAL, com Blade Runner, 2001 e DISTRITO 9

    Claro, dá prá listar muitas outras, mas com certeza Distrito 9 é Ficção Científica moderna!
    Sem frescura de cenas em 3D… na boa… não ví Avatar ainda… sei que terá clichês, que tera cenas bonitas tbem… mas acho que o que vai marcar o gênero nesta década vai ser esse aqui! E mesmo com aquele lixo de legenda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s